E já vou direto ao assunto para você seguir as orientações.
As dicas:
Leia também:
1) Seja impresso ou online o formato mais conhecido e usual de um currículo é no tamanho A4. O conteúdo e a forma como você o distribui facilita ou dificulta a leitura dos recrutadores. Já existem plataformas e ferramentas gratuitas que ajudam você a organizar melhor as informações que precisam ter num currículo: word ou canva.
2) Comece com seus dados pessoais: nome, telefone e e-mail. Nada de endereço, número de identidade ou cpf, estado civil e idade ou data de nascimento. Isso é coisa das antigas. Ah! E quando for colocar o seu e-mail nada de apelidos. Coloque o seu nome e sobrenome e se houver dificuldade com isso, encontre uma variação acrescentando números.
3) Depois dessa parte inicial, ao invés de “objetivo” coloque “área de interesse”. Isso facilita para o recrutador. Depois disso faça um brevíssimo parágrafo de “principais qualificações” que estejam relacionadas ao cargo. Lembre-se de colocar algumas habilidades. Aí você vai listar a sua formação profissional, depois as suas experiências profissionais e, então, atividades e/ou formações complementares.
4) Essa é a sua carta de apresentação e tem que estar com as informações bem distribuídas. Se você tem muitas formações, coloque as mais importantes. E se tem muitas experiências profissionais faça o mesmo, sempre numa ordem decrescente. Do mais recente para o mais antigo.
5) No que diz respeito à experiência coloque o nome da empresa, tempo de contratação, cargo e relate as suas funções, no máximo 05. E se fez algo inovador que trouxe resultados para a empresa, vale mencionar.
6) Num currículo não vale mentir. Sei que parece óbvio falar. Mas já peguei vários com alguns deslizes e ficam evidentes numa entrevista quando o candidato se contradiz. E isso vale para fluência em idiomas que você tem. Não tente parecer melhor ou pior do que você é.
7) Quando estiver citando as suas funções relate aquelas que ficam claras as suas habilidades profissionais.
8) Sei que a ansiedade de mostrar experiência é grande, mas tente não ultrapassar duas páginas de currículo. A não ser que seja para área acadêmica.
9) Ah! E se for o seu primeiro emprego e o currículo não tem muitas informações, tranquilo. Eu sei que você vai pensar: “mas as empresas pedem sempre com experiência”. E vou lhe dizer que sim, existem empresas que querem profissionais com experiência para determinados cargos, outras já estão abertas a darem a primeira oportunidade profissional. Depende como e onde você está procurando a sua vaga. Lembre que todos nós que estamos no mercado de trabalho já reclamamos da mesma coisa, mas começamos em algum lugar.
10) Peça alguém para revisá-lo. Uma segunda opinião é muito importante.
11) Não precisa assinar o seu currículo e nem identificá-lo colocando “curriculum vitae”. A própria formatação já indica do que se trata.
Essas dicas são para o seu ponto de partida. Agora é colocar a mão na massa. Boa sorte e boas oportunidades para você!
Leia mais sobre Gestão e Carreira no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!