Encontramos, atualmente, no mercado de trabalho várias gerações em atividade: Baby Boomers (1947 e 1963), Geração X (1964 a 1983), Geração Y- millenials – (1984 a 1995) e a Geração Z (1995 a 2009). Importante falar que muito em breve já teremos a Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) atuante, também.

As empresas hoje estão experimentando uma mistura geracional que pode ser bastante produtiva se bem gerenciada. É bastante comum logo no início haver um choque de percepções, o que pode provocar uma certa intransigência de uma das partes ou de ambas as partes, mas sabendo tirar proveito de uma situação como essa, o problema pode acabar virando uma oportunidade de aprendizado e produtividade.
Leia também:
Atualmente, numa mesma empresa, trabalham pessoas que tiraram diploma de datilografia para se qualificar para o mercado de trabalho, mas também aquelas que já nasceram com a internet e acreditam que digitar é uma competência inerente ao ser humano. Já imaginou? Parece simples né? Mas não é. Porque um dos choques consiste exatamente na utilização da tecnologia. Isso sem falar das vivências político-sócio-econômicas e cultural.
Um ambiente de trabalho se propõe à integração para que ele seja produtivo. Isso pode ser encarado como um desafio por diferentes pontos de vista, por causa da experiência de cada um. Por outro lado, pode também, ser considerada uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mútuo.

Minhas 3 dicas para esse CHOQUE DE GERAÇÕES NO TRABALHO são:
- Esteja aberto a escutar, entender e aprender;
- Está com alguma dúvida, pergunte. Independente da sua idade;
- Programas de palestras e treinamentos onde as gerações possam trocar informações sobre vivências, tecnologia e percepções. Isso fortalece a confiança entre os membros de um time, o que impacta diretamente na comunicação de qualidade e na colaboratividade.
O investimento em comunicação interpessoal se faz necessário para minimizar o choque de gerações.
Quando se trata de uma empresa, que é um lugar de convivência diária, troca de informações e produtividade; não há espaço para os profissionais se fecharem em sua bolha. É importante estar aberto(a) para as trocas geracionais com a finalidade de comunicação de qualidade e alcançar resultados cada vez melhores.

Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
