As empresas hoje estão experimentando uma mistura geracional que pode ser bastante produtiva se for bem gerenciada. É bastante comum logo no início haver um choque de percepções, o que pode provocar certa resistência das partes geracionais envolvidas, mas, sabendo tirar proveito de uma situação como essa, o problema pode acabar virando uma excelente oportunidade.
Imagine que, atualmente, numa mesma empresa trabalham pessoas que tiraram diploma de datilografia para se qualificar para o mercado de trabalho, mas também aquelas que já nasceram com a internet e acreditam que digitar é uma habilidade inerente ao ser humano. Já imaginou? Parece simples né? Mas não é. Porque um dos principais choques consiste exatamente na utilização da tecnologia. Além disso, existem as vivências sócio-político-econômicas e culturais de cada geração.
Leia também:
Um ambiente de trabalho se propõe à integração para que ele seja produtivo. Nos meus treinamentos, quando envolvem profissionais de diferentes gerações, aplico dinâmicas e trocas que permitem uma comunicação construtiva e uma escuta mais apurada, justamente para quebrar resistências. No final das contas, pode-se perceber que o que é encarado como um problema por diferentes pontos de vista, por causa da experiência de cada um, pode, também, ser considerada uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mútuo.
Confira 3 dicas para lidar com esse CHOQUE DE GERAÇÕES NO TRABALHO:
- Esteja aberto a escutar, entender e aprender;
- Caso tenha alguma dúvida, pergunte. Independente da sua idade;
- Criar um programa de mentoria entre diferentes gerações, onde os mais experientes irão ensinar aos mais jovens e vice-versa. Isso cria uma relação de confiança e, em algum momento, as partes envolvidas estarão mais dispostas a escutar e aprender mutualmente.
O investimento em comunicação interpessoal se faz necessária para minimizar o choque de gerações. Além de melhorar o bem-estar nas relações no trabalho, impacta diretamente na produtividade dos profissionais envolvidos.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!