Para começar, é importante falar que a exigência do mercado de trabalho continua a mesma: mão de obra qualificada. Por mais que a oferta de vagas cresça, para serem ocupadas, os candidatos precisam investir na sua capacitação e se alinharem às demandas de cada cargo. Mas, como conseguir uma vaga de emprego? Vamos aos dados!
O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou no último dia 15 de março de 2024, pelo Ministério do Trabalho, que a Bahia teve o melhor desempenho, em empregabilidade, entre os estados do Nordeste. O estado fechou janeiro deste ano com saldo positivo e Salvador se destaca com o número de carteiras assinadas.
Leia também:
Os dados mostram, entre admissões e demissões, um saldo positivo de 4.821 vagas com contrato formalizado. Sendo que, deste total, Salvador celebra com 2.451 de novas vagas. Seguida dos municípios de Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. Dentre os 5 setores avaliados, foram 4 que se destacaram: Serviços, Construção, Indústria e Agropecuária. Nessa ordem. O setor do Comércio foi o único que fechou com saldo negativo.
Para a FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) a perspectiva é otimista para crescer ainda mais esse número durante o ano de 2024. Já que os números, entre Janeiro e Outubro de 2023, mostraram que houve um total de mais de 82 mil empregos gerados.
Sites de empresas dos 5 setores oferecem vagas para menor aprendiz, estágio e profissionais. São ofertas de emprego para estudantes do ensino médio, técnico, universitários e profissionais de diversas áreas. Essas vagas também podem ser encontradas em plataformas que mediam o interesse das empresas e os candidatos. Só depende de você!
Leia mais
- Quando o BBB é no seu trabalho: analisando perfis dos seus colegas
- Não fale isso na sua entrevista de emprego
- Quando você se sente invisível no trabalho
Como conseguir uma vaga de emprego
Para celebrar a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, junto com o aniversário de Salvador, tem que se preparar. Não adianta esperar a oportunidade “cair do céu”. Tem que ter muita pesquisa, envio de currículo e preparação para a entrevista de emprego.
Inclusive, existem muitas ofertas de capacitação oferecidas de forma gratuita (tanto para parte técnica quanto comportamental), então é uma questão de responsabilidade e dedicação com o presente e futuro profissional. Quando as pesquisas apontam uma tendência para um crescimento de vagas é fundamental estar pronto(a) para a oportunidade.
Por isso, siga 3 dicas importantes para mapear vagas e encontrar a sua vaga de emprego:
- Pesquise e entenda quais são as exigências para a área que você tem foco em atuar.
- Prepare o seu currículo alinhado com a vaga e coloque suas qualificações de acordo com a descrição das funções.
- Para quem está começando, a porta de entrada está nas oportunidades de Jovem Aprendiz e de estágio. Vá além das pesquisas em sites de empresas. Pesquise em plataformas que são pontes entre empresas e candidatos e vice-versa.
Vagas no IEL
O IEL Bahia (Instituto Euvaldo Lodi), conhecido por ser uma ponte entre estudantes e profissionais para o mercado de trabalho, presenteia Salvador com um novo site. Além de novas vagas que abrangem menor aprendiz, estágio, primeiro emprego e recolocação profissional; o espaço traz capacitações para esse público se destacar em processos seletivo. Para aproveitar essas e outras oportunidades é importante fazer o seu cadastro e, para quem já é cadastrado, precisa atualizá-lo.
O IEL/BA é o conector das empresas com os candidatos e vice versa. Sempre se ajustando aos avanços tecnológicos e comportamentais, de forma a contribuir com a qualificação de jovens e adultos e entregar, ao mercado de trabalho, perfis profissionais mais preparados para o desempenho das suas funções e para a qualidade das relações interpessoais com seus pares.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!