O jazz, rock, música barroca, percussão Afro-Brasileira e outros ritmos vão dialogar com obras de arte, arquitetura e com muita história no projeto Bahia Sagrada (@bahiasagrada), a partir de 8 até 17 de julho, pelas igrejas do circuito cultural e histórico de Salvador. As apresentações serão distribuídas pelas Igrejas de Nossa Senhora da Conceição, de São Francisco, Nosso Senhor do Bonfim, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e São Pedro dos Cléricos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.
A programação, vai reunir os artistas André Mehmari, Ivan Sacerdote, Grupo Ofá (do Terreiro do Gantois), As Ganhadeiras de Itapuã, Chico Brown, Coro Ecumênico da Bahia, Coro Juvenil Neojiba, entre outros. O evento também aposta em ações formativas para jovens e professores, com palestras do historiador Rafael Dantas e do maestro Ângelo Rafael.
Leia também:
O Bahia Sagrada também prevê reformas e restaurações dos templos, a elaboração de um livro e de um guia enfocando as igrejas como edifícios históricos, a iluminação das talhas de ouro e dos azulejos portugueses da Igreja do Convento de São Francisco. Há ainda o projeto de criação de museus que apresentam a história desses lugares e suas relações com a própria história de Salvador e de outros municípios baianos.
BEYONCÉ SOBE NO CAVALO NA CAPA DO NOVO DISCO E PROVOCA COMPARAÇÕES
Assim que Beyoncé (@beyonce) divulgou a capa de seu novo disco Renaissance, semana passada no Instagram, não faltaram comparações com a imagem da cantora em cima de um cavalo. Embora muita gente tenha associado a pintura do artista britânico John Collier, do século XIX - que retrata Lady Godiva cavalgando nua, na Inglaterra-, tem quem ache que a inspiração vem de tempos mais modernos, em 1977 quando Bianca Jagger, ex-mulher de Mick Jagger, chegou montada em um cavalo no badalado clube Studio 54, em Nova York.
Não muito sensual como surge na capa de Renaissance, vestindo um look futurista da marca norte-americana Nusi Quero, a cantora também está em cima de um cavalo na capa da Vogue inglesa, edição deste mês, fotografada pelo brasileiro Rafael Pavarotti.
O sétimo álbum de Beyoncé, será lançado no dia 29 de julho, mas do set list o público já conhece 'Break My Soul', lançada recentemente, é uma das canções mais ouvidas nas plataformas musicais. Ao divulgar a capa do álbum, Beyoncé não fez nenhuma referência a imagem, apenas comentou sobre o novo trabalho.
"Criar este álbum me permitiu um lugar para sonhar e encontrar uma fuga durante um período assustador para o mundo. Permitiu que eu me sentisse livre e aventureira em uma época em que poucas coisas estavam se movendo. Minha intenção era criar um lugar seguro, sem julgamento. Um lugar para ser livre de perfeccionismo e pensamento excessivo. Um lugar para gritar, se soltar, sentir liberdade. Foi uma bela jornada de exploração. Espero que você encontre alegria nesta música. Espero que inspire você a liberar o movimento. Ah! E para se sentir tão único, forte e sexy quanto você".
GEFFERSON VILA NOVA, MÔNICA ANJOS E SILLAS FIGUEIRA DESFILAM NA 'CASA DE CRIADORES'
Depois do São Paulo Fashion Week, os baianos voltam a ser destaque na passarela da moda em São Paulo. Desta vez, é na Casa de Criadores, evento que acontece até domingo, que os estilistas Gefferson Vila Nova (@geffersonvilanovalabel). Sillas Filgueira (@sillasfilgueira) e Mônica Anjos (@marcamonicaanjos) apresentam suas novas coleções. Aberta na quarta-feira, a 50ª edição da Casa de Criadores vai reunir mais 30 desfiles presenciais, que também poderão ser conferidos através das transmissões ao vivo pelo site, mídias sociais e YouTube do evento.
Hoje, a estilista Sillas Filgueira faz sua estreia com a coleção Tramas de Isabel, feita em homenagem à sua mãe, construída com o mesmo acabamento e modelagem impecáveis que surpreenderam os fashionistas no desfile que a revelou no concurso Novos Talentos, 2005, no Barra Fashion. A estilista, que se orgulha em dizer que é uma mulher trans, homenageará a Dona Isabel na trilha sonora com músicas de Roberto Carlos e nas tramas em viscose e crochê.
O baiano Gefferson Vila Nova participa pela sexta vez na Casa de Criadores, sempre trazendo uma coleção que faz referência ao consumo de moda sustentável. Desta vez, a coleção intitulada “Do outro lado do Rio” foi construída com referências nos trabalhos da artista botânica inglesa Margaret Mee e da ativista sueca Greta Thunberg, ambas defensoras da preservação da Amazônia.
A cartela de cores é inspirada pelo círculo cromático percebido nas imagens de viagens na Amazônia, como o azul bic, verde floresta, o laranja pastel e laminado numa alusão ao pôr do sol. Com trilha sonora de Telefunksoul, Gefferson segue reforçando a identidade da marca, roupas mais soltas e um mix de alfaiataria clássica que flerta com o street, construídas em algodão peletizado, nylon, jacquard, poliamida e malha.
O rio e o mar da praia de Imbassaí inspiram a coleção da designer Mônica Anjos, muito bem recebida, ontem, pelo público da Casa de Criadores. Sem perder o seu estilo, a baiana traz uma coleção iluminada pelo branco e com looks leves e que se destacam pelas formas confortáveis. Tudo muito leve, destacando a laise, tecido conhecido como cassa, bordadas e vazadas, rendas e franjas.
CALÇADÃO
- Kall Medrado (@kallmedrado) está de volta. A cantora baiana, que está residindo em São Paulo, é uma das atrações da festa “O Pente Sexta” (@opente_afesta), que rola hoje, a partir das 21 horas, na ECO, no Rio Vermelho. Criada por Uran Rodrigues, a balada reúne na line up Will Sants, que receberá Aquarihanna em feat especial cheio de irreverência, Pivoman e Cândido, com participação de Wari. Ingressos no Sympla.
- O Baía Sunset Bar (@baia.sunset.bar), no Largo dos Aflitos, recebe um Festival de Vinhos neste sábado (9), das 17h às 20h, em clima de pôr do sol e ao som da Celebration Jazz. Serão degustados vinhos e espumantes livremente no período, a um investimento de R$ 79 por pessoa. As reservas antecipadas podem ser feitas pelo WhatsApp (71) 99248-9957.
- Casa Rosa (@casa_rosa_salvador) armou um encontro com a imprensa e convidados para apresentar a programação de agosto, mês que comemora 02 anos de abertura no Rio Vermelho. O encontro acontece domingo, às 18 horas, com direito a pôr do sol no Pátio Viração. Os convidados poderão conferir a exposição “Presença - Portas e Janelas Abertas”, que traz para o presencial as Exposições “Benção” e “Cartas D’Água”, e o “Sarau da Casa Rosa”, projetos realizados, anteriormente, em ambiente virtual. Também fazem parte da exposição os artistas Nuno Ramos, com a instalação “CHAMA”, e Fause Haten, com a obra "Monstros”.
Leia mais sobre Feed.Ba com Jamil Moreira Castro no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Jamil Moreira Castro
Jamil Moreira Castro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!