Você já pensou em jogar a toalha e fechar as portas do seu negócio achando que chegou ao fundo do poço? Se sim, não pense que foi a única pessoa a passar por isso. Levantamento feito pelo Sebrae, para entender os efeitos da pandemia, aponta que 29% dos MEIs (microempreendedores individuais) fecham as portas após 5 anos de atividade, seguidos por microempresas (21,6%) e empresas de pequeno porte (17%).
Entre os motivos para o fim do negócio estão: pandemia (41%), falta de dinheiro ou financiamento (22%) e falta de clientes (20%).
Leia também:
Do total de empresas que continuaram ativas, 37% identificaram uma nova oportunidade no mercado.
O que leva alguns empresários a desistirem do seu negócio e outros a buscarem uma solução para mantê-lo ativo ou, até, expandi-lo num momento de dificuldade?
Não conheço os empresários ouvidos na pesquisa, mas posso garantir que os que persistiram certamente reprogramaram a sua mente para o sucesso.
Vou contar aqui a lenda do cavalo que caiu no poço que, para mim, é uma fonte de inspiração para os empresários.
Um funcionário contou ao fazendeiro que um dos seus cavalos caiu num velho poço abandonado. Ele foi ao local, avaliou a situação e viu que, mesmo com o animal saudável, o custo para retirá-lo de lá seria altíssimo. Decidiu, então, enterrá-lo vivo.
Os empregados, então, começaram a jogar terra no buraco para cobri-lo. Porém, à medida que a terra caía em seu dorso, o cavalo se sacudia para que a terra escorregasse pelas laterais e caísse diretamente no chão.
Logo os homens perceberam que o cavalo estava se desviando da terra para que ela caísse no chão e fosse subindo o animal.
Depois de um tempo, com o solo firme e já na altura da boca do poço, o cavalo conseguiu sair.
Moral da História: quando você estiver "lá embaixo", sentindo-se pouco valorizado e sem oportunidades para “sair do buraco”, lembre-se do cavalo: não se deixe ser enterrado vivo. Sacuda a terra e suba nela para sair do buraco.
Afinal, o cavalo tinha duas formas de ver a situação: se entregar e morrer ou buscar uma solução, ainda que com chances mínimas, para sair do buraco. Certamente ele programou sua mente para viver e focou sua ação em acumular a maior quantidade de terra para subir e conquistar sua liberdade.
É assim também no empreendedorismo. Reprograme sua mente para o sucesso que as dificuldades serão superadas e o universo irá conspirar para você melhorar cada dia mais.
Leia mais sobre Empreenda com Fritz Paixão no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Fritz Paixão
Fritz Paixão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!