Você já ouviu falar da tríade da destruição? É aquele momento no qual tomamos uma decisão baseada na ansiedade, medo ou insegurança. É nessas horas que você acaba tomando decisões impensadas e pode fazer aquele estrago, seja na vida pessoal, profissional ou empreendedora.
Para não cair nesta armadilha, é preciso respirar fundo e se dar um tempo para colocar a cabeça no lugar e tomar a melhor decisão.
Leia também:
Conheça a seguir os 10 passos que considero essenciais para contornar um momento conflitos.
1) Debate
É hora de respirar fundo, colocar a cabeça no lugar e avaliar as causas que geraram o conflito. Ele surgiu por conta de algo ou situação que você não teve controle? Se sim, reúna os envolvidos para tentar debater e buscar a melhor solução.
2) Culpa
Se você realmente cometeu um erro, assuma a culpa e mostre seu interesse em solucionar o problema o quanto antes.
3) Conexão
Se assumir a culpa ou debate a situação não gerarem bons frutos, é hora de se conectar com pessoas que possam te ajudar a buscar uma solução e a formar aliados para resolver o problema
4) Isolamento
Traga a liderança para o seu lado. Argumente os motivos que o levaram ao conflito e mostre o seu interesse em resolver. Ao trazê-los como aliados, você formará um “colegiado”. Com isso, as chances de a maioria da empresa acatar seus argumentos aumentam.
5) Solução
Mostre aos apoiadores seu interesse em resolver a situação e humanize o caso colando-os no seu lugar. Vale usar a expressão: “E se fosse você, o que faria no meu lugar?”. Eles tentarão ajudá-lo a sair daquela situação.
6) Influência
Use este momento para influenciar pessoas, conquistar apoiadores e ganhar tempo para buscar a melhor alternativa para resolver o conflito.
7) Tempo
Se nada até aqui deu certo, tente ganhar tempo até conseguir apresentar uma solução intermediária para contornar o problema.
8) Aliados
Busque o maior número de aliados para te apoiar na argumentação e na busca por soluções.
9) Estratégia
Crie a melhor estratégia para resolver o conflito e apresente primeiro a seus apoiadores para ter mais força na hora de “vender” a proposta.
10) Resistência
Ao mostrar iniciativa e resistência perante a crise, será mais fácil estabelecer o tempo de solução e, se for o caso, a melhor estratégia para recapitalização.
Leia mais sobre Empreenda com Fritz Paixão no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Fritz Paixão
Fritz Paixão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!