Reconhecido pelo Guinness Book como a maior festa de rua do mundo, Salvador recebe entre os dias 16 e 21 de fevereiro, cerca de 3 milhões de turistas, ao longo dos 7 dias de folia. Movimentando aproximadamente R$ 1,5 bilhão e gerando 215 mil postos de trabalho temporário, o carnaval de Salvador é esperado por baianos e turistas de todo mundo, devido ao seu formato pensado para todos os gostos, públicos e bolsos.
Enquanto os foliões de divertem, equipes de trabalho se dividem em 40 áreas de atuação, distribuídos em 50 setores da economia. Falando em números absolutos, estima-se que o carnaval gere algo em torno de 550 mil empregos diretos e indiretos, estimulando toda uma cadeia produtiva na cidade, que vai de produtos aos mais diversos serviços.
Leia também:
Atentos à oportunidade de renda extra, comerciantes formais e informais já se preparam para o mercado aquecido. Entre as possibilidades, incremento no mix de produtos, ou o investimento em itens de grande procura sazonal, são alternativas de faturar alto nessa época do ano.
Para te ajudar a escolher no que investir, separei algumas opções acessíveis e de grande demanda. Ahhh! Vale lembrar que para ser um vendedor ambulante no carnaval, é necessário ter a autorização dos órgãos competentes, ok?!
Vamos às sugestões!
- Venda de fantasias e adereços de carnaval
Se você for uma pessoa que entende de criatividade e manda bem no trabalho manual, uma sugestão é a produção de adereços de cabeça. São divertidas e a galera ama. Caso o seu forte não seja produzir, vale investir na compra de fantasias e divulgar nos grupos de WhatsApp e redes sociais.
- Maquiagem infantil
Não é tão simples, mas ainda dá tempo de aprender. Com baixo investimento e criatividade, você consegue ganhar um extra nos circuitos alternativos da folia.
- Customização de abadás
Essa é para quem entende de costura! Trios e camarotes já se tornaram verdadeiros desfiles de criatividade, então se você entende de corte, aplicação, linhas e agulhas, a customização de abadás pode ser a sua melhor escolha.
- Bebidas
Todo mundo ama as 3 por R$ 5, mas esse tempo já passou. No entanto, a venda de cervejas e bebidas no carnaval garante uma renda extra para ambulantes e comerciantes com ponto fixo. Importante lembrar que precisa de autorização!
- Lanches rápidos
Carnaval dá uma fome, né? No circuito da folia tem espaço para tudo: de feijoada a melancia cortada, o importante é se alimentar. Opção para quem conquista o outro pelo sabor, a venda de alimentos para consumo rápido é uma excelente pedida e todo mundo ama.
- Gelo
Que tal vender sacos de gelo para a galera que está vendendo bebidas? Opção que exige um pouco mais de estrutura logística e investimento, a venda de gelo – principalmente para os ambulantes – garante que a cerveja esteja gelada ao longo da passagem dos trios.
- Aluguel de quartos para turistas
Alugar quartos, ou até o seu imóvel, para pessoas que vieram curtir a folia momesca é uma opção bem rentável e de baixo investimento. O clima de festa toma conta da cidade, você ganha um extra e ainda tem a chance de fazer novas amizades. Vale pensar nisso!
Curtiu as dicas?
Agora é começar a produção que o carnaval já está na porta!
Leia mais sobre Conexões e Negócios no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Rodrigo Almeida
Rodrigo Almeida
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!