O estúdio Pixar (subsidiária da Disney) sempre nos apresentou filmes ótimos que nos encantaram ao longo dos anos, a exemplo de Toy Story, Procurando Nemo, Up – Altas Aventuras, entre outros. Ainda que esses filmes tivessem várias mensagens subliminares, o estúdio ainda fazia isso de maneira mais sutil. De alguns anos para cá, no entanto, eles resolveram assumir essa linha mais reflexiva, com longas que são ótimos para crianças, mas que provocam os adultos a pensar em temáticas importantes.
Luca fala sobre as diferenças entre as pessoas, enquanto Dois Irmãos esmiuça o vínculo profundo que é construído por (obviamente) dois irmãos. São o tipo de produção que nos fazem chorar e ficar pensando durante dias.
Leia também:
Pensando nisso, o Coisa de Cinéfilo trouxe aqui algumas animações que valem muito a pena conferir, se encantar e refletir sobre temáticas importantes! Vale para crianças e adultos (embora os adultos acabem se beneficiando ainda mais). Ah, e todos estão disponíveis no Disney+. Confira!
Divertida Mente
Particularmente a minha animação favorita da Pixar – e um dos melhores filmes da vida – Divertida Mente é incrível desde a primeira cena. Ele fala sobre as diversas emoções que consistem a cabeça de uma pessoa e como elas ficam confusas no período da adolescência. É um longa que ensina a acolher os sentimentos, entender que todos são necessários e compreender muito sobre psicologia. É uma animação que acaba se tornando didática de uma maneira muito leve.
Viva! A Vida é Uma Festa
A morte é um dos temas que as pessoas mais gostam de evitar. Mas e se ela fosse tratada de outra forma? Viva! Mostra não apenas a tradição mexicana de cultuar o Dia dos Mortos, como a relação daquelas pessoas com o fato mais certo que temos nas vidas. É um filme que fala sobre memória, família, morte. Tudo de uma maneira super colorida e acolhedora.
Red: Crescer é Uma Fera
Honrar os pais parece ótimo, mas se você exagerar, pode acabar esquecendo de si mesma. É assim que começa o longa, já mostrando uma reflexão necessária das relações de pais e filhos. E é esse o norte principal de tudo, com Red pontuando as interferências familiares e no livre arbítrio da pessoa. O filme fala ainda sobre o “monstro” dos hormônios na adolescência, como a jovem fica mais enfurecida, emocional e explosiva.
Encanto – BÔNUS da Walt Disney Studios
Sim, esse filme não é da Pixar, mas segue o mesmo caminho. Assim como o nome, esse filme é encantador. Super colorido e com muita cantoria, ele fala sobre a necessidade de pertencimento, de ter um dom que nos defina como ser humano. É uma temática importante falar sobre qual o nosso propósito de vida, já que é algo tão falado na atualidade, mas nem sempre sabemos qual é. O filme humaniza ainda nossos familiares, mostrando que é preciso o respeito, mas que eles também são passíveis de erros.
Marcela Gelinski*
Editora-chefe do site Coisa de Cinéfilo
Leia mais sobre Cinema no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Marcela Gelinski
Marcela Gelinski
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!