Chegamos no Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais celebradas ao redor do mundo. E a figura de uma mãe pode se traduzir de diversas formas. Tem aquela mais durona que quer impor as vontades, aquela que é pau para toda obra, aquela que é puro aconchego, aquela que tem cuidados excessivos e por aí vai.
Claro que a relação de mães e filhos é retratada constantemente no cinema e sob diversas óticas. Então, não é exatamente fácil selecionar filmes que falem sobre o assunto, pois são muitas e muitas opções. Além de séries, claro. Deixo aqui logo uma menção honrosa à Rebecca Pearson, de ‘This is Us’, que é um grande exemplo de mãe leoa que defende os filhos com unhas e dentes. Aliás, que série!
Leia também:
Mas, vamos ao foco do momento! O Coisa de Cinéfilo separou aqui alguns filmes bacanas para você conferir com a mamãe neste domingo, todos disponíveis em streamings. Então vai escolhendo e já prepara a pipoca!
A Noviça Rebelde (1965) – Disney+
Mãe de coração às vezes é mais mãe do que a de carne. E Maria deixa isso muito claro ao se apaixonar pelos sete filhos do Capitão Von Trapp e começar a tratá-los como filhos, mesmo sendo apenas uma governanta. Além de um clássico imperdível, o filme tem uma fotografia e trilha sonora belíssimas.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000) – HBO Max
Aquela mãe que faz de tudo pelos filhos? Essa é Erin, que se desdobra nos cuidados dos rebentos e na tentativa de ter uma profissão digna que os sustente. O filme fala muito sobre a mãe cansada e cheia de atribulações, assim como a força que surge de onde nem imaginamos para que ela possa oferecer uma vida melhor aos filhos.
Que Horas Ela Volta? (2015) – Netflix, Telecine Play, Globoplay
Este longa nacional com Regina Casé mostra a relação da mãe distante porque precisa trabalhar para sustentar a filha. Enquanto isso, ela cria um vínculo de afeto verdadeiro pelo filho da patroa, criando-o como se fosse seu. Além desta dinâmica, o filme fala sobre questões sociais importantes e traz atuações incríveis.
Mamma Mia! (2008) – Star+, Globoplay
Mãe também comete erros e Donna está aí para mostrar que ela não é menos mãe por isso. Quando sua filha Sophie resolve investigar a paternidade, ela se vê louca ao receber na ilha onde mora três antigos amores que podem ser pais em potencial da menina. Filme divertido, cheio de música e belas cenas de carinho entre mãe e filha.
Minha Mãe é Uma Peça (2013) – Netflix, Telecine Play, Globoplay
A mãe mais conhecida do Brasil é também aquela que traduz uma relação comum de revolta e afeto das mamães mais duronas. Dona Hermínia é impaciente, cobra muito, se preocupa em excesso, mas tudo em prol do amor profundo que tem pelos dois filhos e como quer proteger eles de todo o mal. Muitas risadas e semelhanças com a nossa vida recheiam este longa.
Para Sempre Alice (2014) – HBO Max
O maior desespero de uma mãe é perder um filho. Mas e se ela simplesmente esquecesse deles? Este é o drama que circunda a vida Alice, que descobre que está com Mal de Alzheimer precoce e se apavora com a ideia de esquecer dos filhos. O filme tem estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Atriz, é pesado e intenso, nos fazendo refletir muito sobre a relação de mães e filhos.
Leia mais sobre Cinema no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Marcela Gelinski
Marcela Gelinski
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!