O novo episódio do videocast ‘Clube do Livro’ chega nesta segunda-feira, 15 de julho, data que também marca o lançamento de “Mãe da Liberdade”, obra biográfica de Valéria Lima sobre a avó, a Ialorixá Hilda Jitolu. Ricardo Ishmael conversa com a escritora para saber detalhes do livro. Assista:
A tese do mestrado apresentada por Valéria no dia 26 de maio de 2014 foi crucial para o nascimento do livro. Isso por que a obra literária é uma adaptação da tese com uma linguagem ainda mais leve - e menos acadêmica - para os leitores.
Leia também:
“Mãe da Liberdade” conta a trajetória da Ialorixá Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê
A vida da Ialorixá Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê, é o coração do livro. A biografia traz toda a trajetória de Mãe Hilda desde o nascimento e infância ao lado da mãe, irmã e os primos até a atuação religiosa no candomblé.
Valéria Lima contou que pôde crescer na presença da avó, penteou os cabelos e pintou as unhas dela, mas assume que entendeu a potência da matriarca quando foi para a faculdade. Inclusive, a história de Hilda também esteve no trabalho de TCC da neta.
Apesar da Ialorixá não ter tido acesso aos estudos, ela sempre defendeu a importância da educação e foi uma liderança determinante nesse quesito no Ilê Aiyê, assim como na atuação política e social. Tanto que para Valéria, 'sem ela [a avó], o Ilê não existiria'.
Lançamento do livro “Mãe da Liberdade” de Valéria Lima
O lançamento acontece na tarde desta segunda (15), na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. O espaço está fechado apenas para convidados. O livro pode ser baixado gratuitamente da Fundação Rosa Luxemburgo.
Victoria Dowling
Victoria Dowling
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!