|
---|
Marta Suplicy com Capinam em visita ao Muncab |
No Dia Internacional de Nelson Mandela (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve em Salvador, onde lançou a segunda edição do Edital Núcleo de Formação de Agente de Cultura da Juventude Negra (NUFAC - 2013), promovido pela Fundação Cultural Palmares (FCP) - instituição vinculada ao ministério da Cultura.A iniciativa prevê investimento de R$ 4 milhões para a qualificação profissional de 1.200 jovens negros e negras em todo Brasil.
Veja outras notícias de Artes & Exposições A ministra também anunciou a proposta de federalização do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB). A instituição poderá ser o primeiro museu federal na Bahia.O lançamento contou com a presença de um público de cerca de 300 pessoas. Também participaram da cerimônia, o presidente da FCP, Hilton Cobra; o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; e o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, além de outras autoridades.
Inclusão social e MemóriaA ministra expôs sua preocupação com a questão dos negros no Brasil. “No MinC [Ministério da Cultura] tenho como prioridade a inclusão social e a realização de um projeto de memória que dê conta da importância do negro na constituição do nosso processo civilizatório”, disse. Para Marta, o resgate dos conhecimentos trazidos pelos africanos irá reposicionar a importância da raiz africana na formação do povo brasileiro. “Essas ações vão nos ajudar a qualificar nossos gestores culturais, não só os negros, mas todos. O museu e este edital nacional da Palmares se integram na recuperação dessa história não contada.”
NUFAC 2013 Segundo o presidente da FCP, Hilton Cobra, o NUFAC 2013 dará oportunidade aos novos agentes culturais para que exerçam ativamente seus direitos, com acesso às diferentes fases da cadeia produtiva da cultura. “Temos um contingente de 50 milhões de jovens no Brasil. Essa maioria, que é representada pela juventude negra, precisa de políticas de incentivo para uma adequada participação na vida nacional, para além da tutela”, afirmou ele.
Estado da Bahia pretende ampliar editalSerão contemplados 10 projetos, dos quais três propostas serão escolhidas na região Nordeste. Nesse sentido, o governador Jaques Wagner se dispôs a ampliar o edital na Bahia, para atender mais pessoas. “Ele é uma janela de oportunidade e de afirmação da cultura negra no território nacional e na Bahia. Queremos ampliar essa oferta de formação, vamos abraçar essa iniciativa”, disse o governador.
Fundação Palmares e UFRB buscam parceriaAlém do lançamento do edital e do anúncio da federalização do MUNCAB, foi assinado o protocolo de intenções entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a FCP. Através dessa parceria, será realizado o Mapeamento das Culturas Negras, que começará pelo Nordeste. Com informações da assessoria.