Casamento sem bem-casado não é um casamento. O doce virou um componente essencial para o momento tão importante para os noivos oferecendo sorte e representando a união entre eles. Segundo a tradição, quem comer o docinho no final da cerimônia terá como bênçãos a sorte e a felicidade dos noivos. Para quem não conhece, o bem-casado é um doce de massa formado por duas camadas de pão de ló, um recheio cremoso a pedido dos noivos e um banho de açúcar na parte superior. O docinho chegou no Brasil há mais de 100 anos e seu principal destaque são as embalagens que são sempre bem elaboradas. Com tanta importância na cerimônia, o iBahia conversou com quem realmente entende do docinho no estado e até já forneceu seus bem-casados para Alemanha, Suíça, Estados Unidos e Canadá. Com mais de 10 anos na área, 'Fátima Bem Casados' encontrou na falta de fornecedores da lembrança de casamento em Salvador uma oportunidade de negócios que ela abraçou para oferecer um produto de qualidade.
Calcular quantidade de bebida e comida é sempre uma preocupação para os noivos. Por isso, segundo Fátima, o ideal são dois bem-casados por convidado. E para que tudo ocorra sem grandes preocupações, é necessário que o casal entre em contato com os fornecedores com antecedência. "A depender do tipo de serviço a ser contratado e do mês em que será realizada a cerimônia, os noivos devem procurar os fornecedores com bastante antecedência, igreja e local, com pelo menos 1 ano independente do mês. Se o casamento ocorrer nos meses de setembro a dezembro, recomenda-se um tempo maior de antecipação. Em relação aos bem-casados recomendamos uma antecedência de no mínimo 120 dias", contou a doceira. Outro componente que impressiona, além de ser uma delícia, é a embalagem. Sempre sofisticada, geralmente, o papel crepom em fitas de cetim é a forma de embalar mais usada. Para acertar na embalagem, é bom analisar antes o estilo e decoração da cerimônia. "A embalagem, normalmente, deve combinar com a cor predominante na decoração ou cores neutras, como o off white e o branco, a depender do estilo da decoração. Para definirmos as embalagens, precisamos saber o estilo da festa. Se será clássico, temático, rústico, já que as cerimônias são realizadas, desde as igrejas e espaços mais tradicionais até na praia ou residência. Vale salientar que na maioria das vezes precisamos ouvir o organizador/decorador, pois o bem-casado faz parte da sua decoração", contou Fátima.
E na hora de distribuir? Qual a melhor forma? Para Fátima, o indicado é montar em mesas decoradas, na entrada da recepção e distribuí-los no final da festa. "Mas temos decoradores que distribuem o bem-casado em todos os espaços da festa. Para tanto, chegam a solicitar uma média de 3 bem-casados por convidado. Eles passaram a ser a lembrança mais cobiçada de uma festa de casamento. Um dos motivos pelo qual entendemos que é um doce que deve ser saboroso e impecavelmente decorado".Bem-casados em formato de coração, de picolé, para saborear no palito, de colher, para comer do pote e até tipo whoopie, sobremesa americana que lembra um biscoito recheado, nozes, creme de avelã, café e pistache são opções que já podem ser encontradas no Brasil. Mas para Fátima, optar por outro recheio ao invés do tradicional recheio com doce de leite é descaracterizar o doce."A maioria, ou quase totalidade das noivas exigem o tradicional bem-casado. Particularmente, não utilizamos outro tipo de recheio. Entendemos que o recheio com outros ingredientes descaracteriza o bem casado, ou seja, deixa de ser o legítimo e tradicional Bem casado, presença obrigatória em todo casamento", explicou.
ReceitaFicou curioso e quer aprender a fazer um bem-casado em casa? Confira o passo a passo da receita:Ingredientes: 6 ovos 180 g de açúcar 350 g de farinha de trigo 1 colher de chá de fermento Doce de leite Água Modo de preparo: Coloque os ovos em uma vasilha, jogue o açúcar, e misture por cerca de 10 minutos usando a velocidade máxima da batedeira. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e coloque o fermento. Note que à medida que você mexe, a massa vai perdendo volume e fica mais homogênea. Encha uma colhe de sobremesa com a massa e jogue nas formas untadas com manteiga e farinha de trigo. Asse em forno previamente aquecido a uma temperatura de 180º durante cerca de 30 minutos. Quando o bem- casado estiver dourado, retire do forno e espere esfriar. Corte cada um deles ao meio com uma faca e coloque o doce de leite. Lembre de caprichar no recheio. Ah, o preparo da calda de açúcar é feita na proporção de uma xícara de água morna para cada quatro xícaras de açúcar. Banhe o bem-casado na calda e deixe secar por cerca de duas horas. Depois de pronto, decore o doce da forma que desejar
A doceira que leva seu nome na marca de sucesso em Salvador |
Doces produzidos por 'Fátima Bem Casados' |
Doce produzido por 'Fátima Bem Casados' |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade