A escola de samba União do Parque Acari, vice-campeã geral da Série Prata do carnaval deste ano, já definiu o enredo para o próximo desfile. Em sua estreia na Série Ouro, a agremiação do Complexo do Acari levará para a Marquês de Sapucaí a homenagem aos 50 anos do "Bloco Ilê Aiyê".
Em 2024, a escola do Rio de Janeiro contará na avenida da Sapucaí a história de luta e resistência do Primeiro bloco afro do Brasil. Criado em 1° de novembro, de 1974, nas ladeiras do Curuzu, em Salvador, Bahia, o Bloco Ilê Aiyê tinha como objetivo lutar a favor dos negros contra o racismo, além de dar representatividade às raízes africanas, divulgando a arte, a música e a dança.
Leia também:
Pelo terceiro ano seguido, o carnavalesco André Tabuquine assinará o enredo que a agremiação levará para sua estreia na Avenida do Samba, a Marquês de Sapucaí. O criativo da escola de Acari, acredita ter feito uma boa escolha no enredo homenageando o Bloco Ilê Aiyê.
“Penso que, em tempos onde a pauta sobre racismo tem tanta relevância em nossa sociedade, fazer essa homenagem aos 50 anos de uma instituição como o Ilê Aiyê, é suma importância. Primeiro, pelo o que o bloco representa para a população soteropolitano. E em segundo, por sua história de luta e resistência”, pontuou.
Quanto às expectativas para a homenagem, Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, presidente do bloco, demonstrou felicidade e alegria, por ter a história do bloco que ajudou a fundar contada na avenida.
"Estamos muito honrados com a escolha do tema, do carnaval 2024 ser os 50 anos do primeiro Bloco Afro Ilê Aiyê. Será um sucesso! Estaremos juntos na Sapucaí, de mãos dadas pra fazer esse grande espetáculo. Muito axé", finalizou.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!