A proximidade do carnaval, além da escolha dos looks para aproveitar a festa, a beleza também é outro destaque, com cuidados específicos que podem, também, fazer a maquiagem durante mais durante os dias de festa.
De acordo com as dermatologistas da Clínica inDerm e membros da Sociedade Brasileira de Dermatologista, Camila Sampaio Ribeiro e Fernanda Ventin, a preparação da pele é tão importante quanto a escolha de uma boa maquiagem para durar todo o circuito e evitar possíveis irritações da pele.
Leia também:
"O primeiro passo para garantir uma maquiagem de boa aderência e longa duração começa antes, no cuidado diário, com uso de sabonetes, loções de limpeza e hidratantes específicos para cada tipo de pele. Durante o carnaval, devido ao suor, calor, exposição solar e uso frequente de maquiagem, não podemos esquecer dos cuidados com a pele", alerta Camila.
Para os dias de carnaval, a recomendação é que além dos cuidados com limpeza e hidratação, é preciso se proteger contra os raios de sol antes de ir para rua. Segundo a dermatologista Fernanda, o filtro solar é indispensável e um aliado prolongado para a saúde da pele.
“O filtro solar previne o câncer de pele, evita o aparecimento de manchas escuras, é um importante aliado contra o envelhecimento precoce e, nas versões livres de óleo, ainda conta com a vantagem de ajudar a controlar o brilho excessivo e a oleosidade da pele”, indica.
É recomendado fórmulas com toque seco, efeito mate para garantir uma fixação melhor da maquiagem. Opções de filtro solares com cor, com efeito base também são opções interessantes e práticas para esse período.
Escolha da make
A escolha da make certa para cada tipo de pele também é decisiva para a duração, explica Camila.
"Pessoas com pele mais seca podem optar por bases mais hidratantes, para a pele não craquelar com o passar do tempo, ou então, utilizar um hidratante leve no preparo da pele. Já quem tem a pele mais oleosa pode apostar em bases mais leves ou de efeito matte, de longa duração. Para segurar a make por mais tempo, mesmo com o suor, vale utilizar um pó facial solto, que ajuda a selar a make e deixar a pele mais uniforme", recomenda.
Porém, no carnaval, o uso de muitos produtos diferentes do dia a dia, como maquiagem com glitter, sprays e tintas coloridas, que podem causar alergias, coceiras e irritações.
"A orientação é fazer sempre procurar por produtos dermatologicamente testados e utilizar apenas produtos específicos para a pele ou cabelo. Também é muito importante se atentar à validade dos produtos, e tempo de validade dos produtos depois de abertos para evitar reações", recomenda Fernanda.
Já pessoas alérgicas devem preferir produtos hipoalergênicos. Para uso de produtos novos, faça um teste, aplique um pouquinho do produto em uma pequena área da pele, como no antebraço ou atrás da orelha, alguns dias antes do carnaval.
Depois de algumas horas ou nos dias seguintes e nenhuma reação ocorrer, é pouco provável que tenha alguma reação a ele.
De olho na saúde
A aparência da pele é um reflexo da saúde do corpo. Cuidar da pele é cuidar da saúde como um todo. Então, manter o sono em dia com qualidade, caprichar na hidratação e tomar cuidado com a alimentação e com o excesso de bebidas alcoólicas também são estratégias para a pele resistir intacta aos dias de festa.
“Para evitar que a pele fique sensível por conta do excesso de maquiagem e exposição ao sol, indicamos às pacientes que suspendam o uso de produtos que contenham ácidos, como o ácido retinóico, durante os dias de folia”, finaliza Camila.
Leia mais sobre Carnaval 2023 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!