icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CARNAVAL 2023

De alternativo a principal endereço do carnaval de Salvador: confira história do circuito Dodô 

Circuito foi batizado de “Dodô”, em homenagem a um dos criadores do trio elétrico e da guitarra baiana

foto autor

Redação iBahia

13/02/2023 às 7:00 • Atualizada em 14/02/2023 às 13:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					De alternativo a principal endereço do carnaval de Salvador: confira história do circuito Dodô 
Foto: Arquivo Prefeitura de Salvador

				
					De alternativo a principal endereço do carnaval de Salvador: confira história do circuito Dodô 

Quando Daniela Mercury, em meados da década de 90, decidiu levar o já tradicional bloco Crocodilo do Campo Grande (circuito Osmar) para as orlas da Barra-Ondina ninguém imaginava o tamanho que o circuito ganharia.  

Na época, a decisão de Daniela foi baseada no fato de que, segundo ela, o Campo Grande já não comportava a quantidade de foliões. O movimento feito pela cantora chamou atenção de outros empresários e puxadores de trio, que começaram a ver o Barra-Ondina como um circuito alternativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Tradicionais blocos daquela época criaram uma nova versão para desfilar na orla. O Eva, por exemplo, colocou na Barra-Ondina o “Nu Outro Eva”, enquanto o Camaleão, do Chiclete Com Banana, criou o “Nana Banana”.

Com o passar dos anos, o circuito, batizado de “Dodô”, em homenagem a um dos criadores do trio elétrico e da guitarra baiana – e parceiro de Osmar, que deu nome ao circuito do Campo Grande – deixou de ser o alternativo para ser o principal endereço do carnaval de Salvador.

Com um percurso de aproximadamente 4,5 km, o circuito Dodô liga as praias da Barra e da Ondina. O desfile começa no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, e segue até o monumento As Meninas do Brasil, também conhecido como “As Gordinhas de Ondina”, na entrada da Avenida Milton Santos.

Carnaval de Salvador: confira programação do Circuito Dodô (Barra-Ondina)


				
					De alternativo a principal endereço do carnaval de Salvador: confira história do circuito Dodô 

Se tornou o preferido de muitos foliões por causa da vista para a orla e do ambiente mais arejado. Com a “migração” do Osmar para o Dodô, é no circuito onde atualmente estão localizados os principais camarotes – como por exemplo o Salvador, no final do trajeto, e o Expresso 2222, que neste ano volta para o Oceania – e saem os principais nomes do axé - e outros gêneros que foram incorporados nos carnavais de Salvador nos últimos anos.

Em 2023, os maiores nomes do carnaval estarão no circuito Dodô: Ivete Sangalo abre o carnaval com uma pipoca, na quinta-feira (16), seguida por Léo Santana, Saulo, Claudia Leitte e mais. Bell Marques, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Durval Lelys, entre outros, também estarão na Barra-Ondina.

Mudança de nome

Em 2016, um projeto de Lei propôs a mudança do nome do circuito Dodô para Daniela Mercury. A proposta da então vereadora Vânia Galvão (PT) destacava o pioneirismo da cantora baiana no circuito Barra-Ondina.

No entanto, o Conselho do Carnaval (Comcar) decidiu rejeitar o conteúdo do projeto de Lei e a decisão do órgão foi seguida pelo prefeito de Salvador daquele ano, ACM Neto.

Fim do circuito?


				
					De alternativo a principal endereço do carnaval de Salvador: confira história do circuito Dodô 

Em 2022, uma discussão tomou conta de Salvador: a proposta de mudança do circuito Dodô para a orla da Boca do Rio. A ideia era que apenas atrações de menor porte ficassem no trecho Barra/Ondina, como já funciona no Fuzuê e Furdunço, festas de pré-carnaval criadas em 2015.

Se a mudança ocorrer nos próximos anos, as grandes atrações que desfilam nos trios elétricos, seriam redirecionadas para o outro ponto da orla, que vai da Boca do Rio a Patamares. O trecho delimitado pela prefeitura engloba 22 terrenos e será desapropriado para passar por requalificação.

Após representantes do Comcar entregarem a proposta de implantação do novo circuito para avaliação, em agosto, o prefeito Bruno Reis confirmou a permanência do circuito Dodô (Barra-Ondina) na folia de 2023.

Na ocasião, o prefeito chegou a elogiar a proposta e a forma como foi apresentada, mas frisou que há pouco tempo para colocar em prática um projeto de tamanha magnitude como a mudança do circuito.

“É inegável, é visível, os avanços e a qualidade do projeto. O projeto aponta uma série de ações que visam a gente aperfeiçoar, melhorar, mudar para melhor o nosso Carnaval. Apresentam toda estratégia para chegar na saída dos foliões, para montagem de desmontagem de todas as estruturas, para distribuição dos ambulantes que trabalha no Carnaval, do sistema de transporte de trânsito.”

“Filhos” do circuito Dodô

Além do trajeto do Farol da Barra até as “Gordinhas”, em Ondina, o circuito Dodô ganhou alguns “filhos” ao passar dos anos.

Em 2013, o carnaval da Barra ganhou mais um dia com o Circuito Sérgio Bezerra, como do desfile do Habeas Copos. O percurso sai da Rua Marques de Leão em direção ao Farol da Barra, seguindo pelas ruas Miguel Burnier e Airosa Galvão, passando pela Avenida Oceânica. Os desfiles acontecem na sexta-feira e quarta antes do carnaval.

O Beco das Cores também virou outro ponto de carnaval na Barra. Em 2023, funcionará na Rua Dias D’Ávila, na Barra, que até hoje é conhecida também como antigo Beco da Off, famosa boate LGBTQ+ que funcionava no local no início dos anos 2000. O evento acontece de quinta-feira (17) até segunda-feira (21).

Leia mais sobre Carnaval 2023 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Carnaval 2023