icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CAMINHOS DA BAHIA

Igreja de Mucugê é totalmente restaurada

Cemitério da cidade também já recebeu cuidados do IPHAN

foto autor

17/03/2014 às 14:22 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:21 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No século XIX, a população do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, auxiliou o Frei Caetano de Troyria na construção da Igreja de Santa Isabel. Foi assim que surgiu, no terreno doado pelo coronel Reginaldo Landulpho, a edificação de estilo neoclássico, estruturada por uma alvenaria de pedra e pilares internos.
Na década de 1950, a Igreja de Santa Isabel passou pela sua primeira reforma, quando ganhou uma escadaria de acesso e teve seu piso de pedra substituído por ladrilhos.
Na última sexta-feira (14), a igreja concluiu mais uma etapa de sua vida: a construção passou por uma restauração total, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN). A obra custou aproximadamente R$ 743 mil e, dentre as intervenções feitas, se destaca a recuperação do acervo de imagens sacras e melhorias na estrutura dos equipamentos de culto e de comunicação sonora.
Antes da restauração, a construção estava comprometida por causa do desgaste natural dos materiais, o que chegou a comprometer suas atividades. “A realização do serviço não tratava-se apenas da conservação do bem em si, mas também como uma garantia da permanência de sua utilização, e consequentemente, de sua salvaguarda”, destaca o superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim.
O IPHAN já realizou outras intervenções na cidade de Mucugê, que até hoje apresenta casarões coloniais edificados em pedras. O destaque do trabalho é o cuidado com o Cemitério de santa Isabel, único no estilo bizantino do Brasil que possui jazidas pintadas de branco em forma de igreja.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Caminhos da Bahia