No século XIX, a população do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, auxiliou o Frei Caetano de Troyria na construção da Igreja de Santa Isabel. Foi assim que surgiu, no terreno doado pelo coronel Reginaldo Landulpho, a edificação de estilo neoclássico, estruturada por uma alvenaria de pedra e pilares internos.
Na década de 1950, a Igreja de Santa Isabel passou pela sua primeira reforma, quando ganhou uma escadaria de acesso e teve seu piso de pedra substituído por ladrilhos.
Na última sexta-feira (14), a igreja concluiu mais uma etapa de sua vida: a construção passou por uma restauração total, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN). A obra custou aproximadamente R$ 743 mil e, dentre as intervenções feitas, se destaca a recuperação do acervo de imagens sacras e melhorias na estrutura dos equipamentos de culto e de comunicação sonora.
O IPHAN já realizou outras intervenções na cidade de Mucugê, que até hoje apresenta casarões coloniais edificados em pedras. O destaque do trabalho é o cuidado com o Cemitério de santa Isabel, único no estilo bizantino do Brasil que possui jazidas pintadas de branco em forma de igreja.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade