Mestre, professor, músico, cantor, compositor, cacique ou Brown. São muitos os nomes que definem Antônio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido como Carlinhos Brown. O baiano nascido em 1962, na comunidade do Candeal Pequeno de Brotas - localizado em Salvador - é um artista multifacetado e motivo de orgulho para a Bahia e o Brasil.
Dentro deste cenário, o que há no legado de Brown - que completa 60 anos de vida no próximo dia 23 de novembro?! Pensando nisso, iniciamos, nesta segunda (21), um especial sobre a vida e carreira deste baiano que foi o primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e também a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.
Leia também:
Ele ainda foi um dos artistas que participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o Axé Music e o Samba Reggae. Isso sem contar na criação da Timbalada, Pracatum, do complexo Candyall Guetto Square e da reinvenção do grupo Tribalistas.
Falando em registros, Carlinhos Brown tem mais 800 canções e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Já teve indicações ao Grammy Latino, ao Oscar em 2012 com o filme 'RIO' e inúmeras comendas e prêmios ao redor do mundo.
Reconhecimento que se une a muita originalidade e potência, Brown consegue fazer com que seus projetos, sejam eles sociais ou musicais, reverberem. E tudo isso, você vai acompanhar por aqui. Confira!
Vitalidade e Consciência Social
Ainda em 2022, Carlinhos Brown revelou o segredo para tanta vitalidade. E o resultado para captação de energia e disposição, segundo ele, é: "Disciplina. É ter disciplina. Desde que eu encontrei a música e a música me encontrou, eu me proponho para isso. Tô fazendo 60 anos esse ano, mas parece que eu tô começando agora. Claro, hoje temos repertório, a coisa tá redonda. Eu tenho uma grande equipe por trás fazendo tudo para que dê certo. Mas, a minha disposição vem do prazer de fazer", disse ele.
E não tem amante pela música popular brasileira que não concorde. Ao longo de sua carreira, Carlinhos Brown construiu uma vida artística cheia de inovações e parcerias. Marisa Monte, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Gilberto Gil e muitos outros artistas possuem em seus repetórios musiciais e históricos um toque ou passagem do cacique.
No social, não é diferente. Os baianos enxergam Brown não só como multi-instrumentista. Mas, também, como o criador e apoiador de projetos que incluem os mais carentes em vários pontos da capital baiana, assim como na comunidade onde ele nasceu. Cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas estão entre as atividades que funcionam a todo vapor no Candeal e fora dele.
Orgulho, representatividade e axé não faltam neste artista nascido e criado por aqui, na Bahia. E acredita-se que há muito ainda por vir...Como ele mesmo diz: 'Ajaiô!'
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!