icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Denúncia

Volkswagen recebe processo por uso de imagem de Elis em comercial

Conar abriu uma representação ética contra fabricante de carros após queixas de consumidores

foto autor

Redação iBahia

11/07/2023 às 11:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Volkswagen recebe processo por uso de imagem de Elis em comercial
Foto: Divulgação/Volkswagen

O Conar (Conselho Nacional de Autorregularão Publicitária) abriu nesta segunda-feira (10), uma representação ética contra a fabricante de carros Volkswagen e sua agência AlmapBBDO, contra a campanha "VW Brasil 70: O novo veio de novo” e o uso da imagem da cantora Elis Regina.

A campanha, lançada no dia 3 de julho, recriou a cantora, morta em 1982, para cantar em dueto com a filha Maria Rita, a canção "Como Nossos Pais", de Belchior. Veja abaixo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

De acordo com o Estadão, o Conar informou que os consumidores questionam se é ético ou não o uso de ferramentas tecnológicas e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoas mortas de volta à vida, como o que aconteceu na campanha.

Ainda segundo o órgão, os denunciantes questionan se o uso da imagem pode causar confusão entre ficção e realidade para alguns, em especial, crianças e adolescentes. O Conar protege a identidade dos denunciantes, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados.

A questão será discutida sob o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular os princípios de respeitabilidade.

Nas próximas semanas, a representação será julgada por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar, garantindo o direito de defesa ao anunciante e sua agência. Todo o julgamento, por regra, é efetuado cerca de 45 dias após a abertura da representação.

O Conar também informou que aceita denúncias de consumidores, assim como outras manifestações sobre a peça publicitária, desde que sejam identificadas. Em obediência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a identidade dos denunciantes é protegida.

O iBahia aguarda posicionamento da Volkswagen sobre a questão.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil