icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Veja os 5 lugares floridos pelo Brasil que merecem ser conhecidos

Pensando na primavera, que chegará no próximo dia 23, o iBahia separou os lugares mais coloridos

foto autor

21/09/2014 às 8:12 • Atualizada em 01/09/2022 às 20:11 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No próximo dia 23 de setembro daremos adeus ao inverno e comemoraremos a chegada da primavera. Pensando nisso, o iBahia separou os cinco lugares mais floridos do Brasil para te inspirar nesse período colorido do ano que vai durar até 21 de dezembro. Veja:Jardim Botânico do Rio de Janeiro Localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro, é uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade. É um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira, com cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. A instituição também abriga monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica. O local é aberto a visitação pública em horário restrito de funcionamento e mediante cobrança de taxa.
Amantikir Garden (Campos do Jordão - SP) Localizado numa área de 35 mil m², o Amantikir Garden fica no alto da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão (SP). Inaugurado em 2007, possui 22 jardins que somam mais de 800 espécies de plantas e é uma inspiração para jardins de várias partes do mundo. O Amantikir é uma realização do paisagista Walter Vasconcelos, que com mais de duas décadas elaborando jardins para diversos fins, resolveu criar um espaço de contato com a natureza. O projeto foi baseado em 3 pilares: diversidade, sustentabilidade e educação. Através de a diversidade, propicia a aceitação de todas as formas de vidas já existentes no parque, além de receber novas espécies que possam somar a beleza da Amantikir. A sustentabilidade do Parque acontece por meio da reutilização de materiais desprezados em obras, como plantas paisagísticas desprezadas de imóveis particulares por diversos motivos, buscando causar o menor impacto ambiental. Somado a absorção de mão de obra próxima ao parque e oferecendo cursos e capacitação. Na área da educação, procura transmitir os valores ecológicos a todas as gerações, para a prevenção e manutenção da vida no planeta.
Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter (Curitiba - PR) Inaugurado em 1991, é um dos pontos mais visitados de Curitiba. Contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbodas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Do seu interior, é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês. O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.
Instituto Inhotim (Brumadinho - MG)Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, o Instituto Inhotim abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Sua área total é de 786,06 hectares, tendo como área de preservação 440,16 ha, que compreendem os fragmentos de mata e incluem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 145,37 ha.A área de visitação do Inhotim compreende jardins, diversas plantas raras; galerias; edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água. O jardim botânico tem 4.300 espécies em cultivo e está cercado por mata nativa, com 30% de todo o acervo em exposição para o público. O Instituto também é o único lugar da América Latina que possui um exemplar da flor-cadáver, uma espécie nativa da Ásia conhecida como sendo a maior flor do mundo.Aberto de terça a domingo e aos feriados, o Inhotim oferece visitas temáticas, com monitores, além de visitas educativas para grupos escolares, que devem agendar previamente. As terças a entrada é de graça.
Lago Negro (Gramado - RS)Inicialmente chamava-se de Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro.Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Um caminho de saibro contorna o lago e serve de trilha para caminhadas. A maior atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes, no qual os turistas se divertem passeando por todo o lago.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil