O cantor e compositor baiano Tom Zé, tomou posse na Academia Paulista de Letras (APL), em cerimônia realizada na última quinta-feira (17), no teatro da Academia, no Largo do Arouche, região Central de São Paulo.
O baiano irá ocupar a cadeira de nº 33, em sucessão a Jô Soares. Tom Zé foi eleito em setembro com 32 votos dos 35 presentes.
Leia também:
Natural de Irará, a 137km da capital baiana, Tom Zé fez de São Paulo a sua casa há algum tempo e faz questão de cantar a capital paulista em suas músicas, como "São, São Paulo", vencedora do festival Record em 1968.
Na época que foi eleito, o artista, uma das figuras mais importantes da MPB e ícone da Tropicália, disse ter ficado surpreso com a candidatura.
"Quando me falaram que eu ia ser candidato, eu de princípio tomei um susto natural. Mas, depois, quando eu comecei a conversar com uma ou outra pessoa, eles davam apoio me incentivando", contou em entrevista à Globo.
Em 2022, o artista lançou um trabalho que conversa diretamente com seu novo título, o álbum "Língua Brasileira", que contempla criação musical, pesquisa em linguagem teatral, letras, antropologia e outras disciplinas, tendo o idioma como foco.
Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!