O Ministério de Minas e Energia informou que o sistema nacional de energia foi reestabelecido, por volta de 15h desta terça-feira (15), após o apagão. No país, 25 estados e o Distrito Federal foram afetados por cerca de 6h com a queda. Ainda segundo o ministério, apenas algumas localidades pontuais necessitavam de ajustes na parte da tarde.
"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", afirmou a pasta em nota.
Leia também:
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma "ocorrência" às 8h31 levou uma "separação elétrica" no sistema interligado. Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste. As causas ainda estão sendo apuradas.
Na Bahia, mais de 6,5 milhões de consumidores foram afetados. De acordo com a Neoenergia Coelba, todos os 415 municípios abastecidos por ela tiveram queda de energia, além dos outros 2 que são atendidos por Sergipe. As operações nas rodovias federais e estaduais também foram interrompidas.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!