A partir deste sábado (1º), o segurado do INSS que pedir um benefício e precisar apresentar documentos adicionais ou prestar informações complementares à Previdência Social terá que agendar o atendimento numa agência. Hoje, não é preciso fazer essa marcação. O INSS alega que o objetivo da medida é padronizar procedimentos, melhorar o atendimento, agilizar a análise dos processos e oferecer mais conforto aos cidadãos.
O interessado que tiver que complementar a documentação será informado dessa necessidade por meio de carta. A partir daí, terá que agendar o serviço pelo portal Meu INSS – clicando em agendamentos/requerimentos – ou ligar para a central de atendimento 135. Neste caso, teria que informar que a marcação é para o "cumprimento de exigência".
No momento desse agendamento, informou o INSS, o segurado poderá se informar sobre o que ainda precisa apresentar.
O atendimento na agência previdenciária deverá ser agendado num prazo máximo de dez dias. Se o cidadão não comparecer no dia e no horário previstos, ele poderá remarcar o dia de atendimento, mas isso será permitido somente uma vez. Depois disso, o requerimento perderá o efeito.
Como usar o MEU INSS
Primeiro acesso
Para poder fazer as operações disponíveis no Meu INSS, é preciso um cadastro no serviço, que pode ser feito entre três e cinco minutos.
O segurado precisa informar nome completo, CPF, data e local de nascimento, e nome da mãe para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a própria senha.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!