icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara após alta nos casos de Covid-19

Segundo a nota técnica divulgada pelo órgão, a média móvel dos últimos sete dias apresentou 8.448 casos diários

foto autor

Redação iBahia

14/11/2022 às 13:32 - há 2 anos
Google News iBahia no Google News

				
					Secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara após alta nos casos de Covid-19
Uso de máscaras é flexibilizado ao ar livre a partir desta quarta-feira (03) no Distrito Federal.. Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com um cenário de alta no número de casos de Covid-19 e a circulação da sublinhagem BQ.1 no Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, no sábado (12), a utilização de máscaras no país. Entre os dias 6 e 11 de novembro, o Brasil notificou 57.825 casos da doença. Neste mesmo período, 314 pessoas morreram por causa do coronavírus.

Segundo a nota técnica divulgada pelo órgão, a média móvel dos últimos sete dias apresentou 8.448 casos diários. O que representa um aumento de 120% em relação à semana anterior (3.834). Com isso, o pedido é que estados e municípios voltem a utilizar máscaras de proteção facial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A recomendação é prioritária para aqueles com fatores de risco para complicações da Covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades. O mesmo vale para pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19.

Vacinação

Na sexta-feira (11), o Ministério da Saúde alertou que mais de 69 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Os números apresentados são do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ainda segundo a pasta, 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença, mas ainda não se vacinaram.

Em Salvador, a prefeitura pretende iniciar a vacinação de pessoas imunossupressas com a 5ª dose da vacina contra Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), medida deve iniciar até a próxima quinta-feira (17).

Essa nova fase será iniciada devido à recomendação do Ministério da Saúde, que autorizou o segundo reforço, ou 5ª dose, para esses grupo.

Ainda de acordo com a SMS, para que o registro da aplicação dessas doses seja possível foi preciso realizar ajustes no Sistema de Informação. Esse processo está sendo finalizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Por isso, a expectativa é de que a lista com a relação dos pontos de vacinação, bem como maiores detalhes sobre a estratégia, só deve ser divulgada na quinta-feira (17).

Entretanto, a SMS reforça que a população deve buscar completar seu ciclo vacinal, ou seja, tomar a terceira e quarta doses da vacina.

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil