O IPVA e o seguro obrigatório DPVAT já têm preços definidos para 2019. Com alíquotas que chegam a até 4% do valor dos veículos na tabela Fipe, o IPVA terá liberada a emissão de guias a partir da próxima sexta-feira, dia 11. No caso do DPVAT, o pagamento já pode ser feito e os custos totais vão de R$ 16,21 (carros de passeio) a R$ 84,58 (motocicletas).
Obrigatório para todos os proprietários de veículos do país, o DPVAT pago agora tem validade para o resto do ano e é emitido por meio do site. Carros de passeio e outros veículos similares pagam o menor valor da tabela, enquanto a cota máxima é reservada a motos e similares.
Para emitir o boleto, o motorista deve informar o número do Renavam, o CPF (ou o CNPJ, no caso de carros pertencentes a empresas), estado de emplacamento e a placa do veículo.
Já a emissão da Guia de Regularização de Débitos (GRD) do IPVA poderá ser feita por meio do site do Bradesco, onde também será possível imprimir os papéis relativos às taxas de licenciamento anual e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) — que terão uma cobrança em separado. Carros, motos e caminhões pagarão diferentes valores.
Cálculos do governo do estado apontam que o IPVA 2019 sairá, em média, 3,23% mais barato em 2019, na comparação com 2018. Quando a conta considera apenas automóveis, a variação negativa de um ano para o outro cai para 3,13%. No caso das motos, o imposto custará 3,19% a menos neste ano.
Como calcular
Desconto para cota única
Em 2019, quem pagar o IPVA de uma vez só terá um abatimento de 3% no valor total.
Número de parcelas
O imposto pode ser dividido em até três vezes. Quem optar pelo parcelamento máximo vai pagar a última cota entre os dias 22 de março e 9 de abril — de acordo com o dígito final da placa do respectivo veículo.
Calendário de pagamento
A primeira parte (ou a cota única) do IPVA das placas com final 0 vence no próximo dia 21. Nos 9 dias posteriores, estão programados os vencimentos dos veículos com placas com final entre 1 e 9, por ordem numérica.
Aqueles que optarem pelo parcelamento terão os outros boletos vencendo entre os dias 20 de fevereiro e 8 de março e 22 de março e 9 de abril.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!