No próximo domingo (21), as pessoas poderam apreciar o segundo eclipse solar de 2017. O fenômeno acontece quando a lua passa entre o sol e a terra, bloqueando parcialmente ou totalmente o astro. Para observar o eclipse de forma segura é necessário ter alguns cuidados. Confira os métodos mais seguros:
Por projeção
O método mais seguro de observação é por projeção. Para isso, basta abrir um pequeno orifício num pedaço de papelão e direcioná-lo para o Sol. A luz penetra no buraco e projeta uma pequena imagem do eclipse num anteparo paralelo ao papelão.
Filtros especiais
Os mais recomendados são os filtros metálicos feitos especialmente para observação do Sol, mas é possível criar dispositivos de proteção com três camadas de filme P&B com base de prata revelado ou vidro de soldador número 14 ou superior.
Óculos escuros
Em tese, os óculos escuros devem bloquear os raios solares prejudiciais à visão, mas como é difícil assegurar a qualidade das lentes, os especialistas não recomendam o seu uso.
Chapas de raios X
Chapas de raios X, filmes fotográficos cromo, filtros fotográficos e outros materiais que escurecem a visão da luz não necessariamente bloqueiam a radiação, por isso devem ser evitados.
Observatórios
Visitar algum centro de observação é a melhor recomendação, pois cientistas e profissionais treinados estão à disposição tirando dúvidas e oferecendo métodos seguros de observação.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!