Os rótulos dos alimentos e bebidas industrializadas terão que conter, em até dois anos, a informação de que existe lactose na composição do produto. A decisão foi tomada nesta terça-feira (31) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação é da 'Folha de S. Paulo.
A medida é após o governo sancionar, em julho do ano passado, uma lei que obrigava a inserção do alerta nos produtos. De acordo com o órgão, a decisão é fundamentada no aumento de pessoas com diagnóstico de intolerância a substância.
Leia também:
Pela regulamentação, serão possíveis três tipos de alertas, que vão variar de acordo com a quantidade de lactose. Para produtos que tenham 100 mg por 100 g ou 100 ml, o alerta deverá ser 'contém lactose'. Os que tiverem uma quantidade menor de 100 mg a cada 100 g devem conter '0% lactose', 'sem lactose' ou 'não contém lactose'.
O último alerta é voltado para a indústria alimentícia que comercializa alimentos especiais ou com dietas específicas. Neste caso, deve ser informado 'isento de lactose' ou 'baixo teor de lactose'. A quantidade, nestas situações, deve ser 100 mg ou até 1 g por 100 g.
As mudanças nos rótulos dos alimentos devem começar em 2019.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!