A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (27) as novas regras para declaração do Imposto de Renda (IR). A entrega da declaração 2023, ano-base 2022, começa no dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio.
A novidade é que a partir deste ano, segundo o jornal O Globo, este novo prazo de mais de 2 meses será padrão para os próximos anos. Além disso, destaca-se:
Leia também:
- A nova faixa de isenção, de R$ 2.112, que entra em vigor em maio, ainda não vale para a declaração de 2023, que tem como base o ano-calendário de 2022.
- Será possível preencher a declaração em diferentes dispositivos sem perder os dados. Ou seja, o contribuinte pode começar a declaração no celular e terminar no programa instalado no computador ou on-line.
- Será possível receber a restituição via PIX, o serviço de pagamento do Banco Central. Só será aceito, porém, a chave cadastrada com o CPF. Também será possível pagar o Darf — no caso de quem deve imposto — via PIX.
- Uma outra novidade é que neste ano é relacionada a Bolsa de Valores. Ficam obrigados a declarar apenas quem realizou alienação cuja soma foi superior a R$ 40 mil ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto.
A Receita estima receber entre 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações durante o prazo de entrega. No ano passado, foram recebidas 36,3 milhões.
O motivo do aumento é, principalmente, a não atualização da tabela. Sem novos valores de tabela, mais pessoas pagam Imposto de Renda.
Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!