Comer um alimento sem saber que ele realmente contém um ingrediente alérgeno, como o leite, pode desencadear uma reação alérgica grave em pessoas que apresentem uma hipersensibilização à substância. Por isso, redobrar a atenção ao comprar um produto é de extrema importância.
Ontem, foi anunciado o recolhimento de pacotes do biscoito Fandangos sabor presunto por erro na embalagem. Os rótulos apresentavam a informação “Alérgicos: pode conter leite”, quando o correto é informar que o produto “contém leite”.
— O paciente pode ter sangramento intestinal, edema de glote, dor abdominal, coceira no corpo e diarreia. Além de poder piorar também a parte respiratória, agravando a bronquite asmática e a rinite, aumentando a secreção pulmonar — alerta Cleusa Maria Schinke Genn, médica alergista e imunologista.
As reações variam de acordo com o grau de sensibilidade que o paciente apresenta em relação ao ingrediente que desencadeia a alergia. Segundo Ana Paula Moschione Castro, membro do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a maioria dos pacientes alérgicos à proteína do leite é liberada para comer produtos cujos rótulos apresentem a informação “pode conter”.
— Por isso, é muito importante que a embalagem apresente a informação correta. Se os pacientes comerem achando que “pode conter”, mas que na verdade “contém”, com certeza a maioria deles vai apresentar reação.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade