Em meio a um cenário de incertezas sobre o ENEM 2020, duas iniciativas surgiram com o objetivo de ajudar jovens negros em situação de vulnerabilidade a pagarem a taxa de inscrição da prova, que custa R$ 85.
Um deles é o "Pretos no Enem". De acordo com o site Catraca Livre, ele foi idealizado pela publicitária cearense Lyara Vidal e funciona da seguinte maneira: o aluno que precisa de ajuda deve entrar em contato com a página do projeto no Instagram e enviar o boleto.
Já quem tem interesse em pagar deve preencher um formulário online com seus dados e sinalizar quantos candidatos será capaz de ajudar. Após esse processo, o voluntário que se dispôs a contribuir deve esperar o envio do boleto a ser pago.
Outro projeto do tipo é o "Movimento Amplia". Para ajudar essa campanha, segundo o Catraca Livre, é necessário preencher o formulário disponível neste link (disponível até 6 de junho). O mesmo vale para quem deseja ter apoio financeiro neste momento. Nos dias seguintes, quem ofereceu ajuda receberá o contato de um estudante para acertar o pagamento da taxa.
Prazo de pagamento
O prazo para pagar a taxa de inscrição do ENEM 2020 vai até a próxima quarta-feira (10) e, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 300 mil inscritos ainda fizeram o pagamento que autoriza realizar a prova.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!