icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Professor negro é barrado em hotel onde iria ministrar palestra

A organização do evento precisou interferir para liberar o professor norte-americano Carl Hart, da Universidade de Columbia

foto autor

29/08/2015 às 18:33 • Atualizada em 01/09/2022 às 7:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O professor norte-americano Carl Hart, da Universidade de Columbia, convidado para um seminário sobre a criminalização das drogas e de seus usuários em São Paulo, foi barrado antes do evento. Negro e com dreadlocks, a entrada do professor foi negada por seguranças do Hotel Tivoli Mofarrej, segundo o site 'BrasilPost'. A organização do evento precisou interferir para liberá-lo. Segundo o site 'Justificando', Carl fez uma crítica ao evento na abertura da sua palestra. “Olhem para o lado, vejam quantos negros estão aqui. Vocês deviam ter vergonha”, disse Hart. Não havia nenhuma pessoa negra na plateia, formada por advogados, defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais e áreas relacionadas.
Neurocientista e doutor em estudos do comportamento e efeitos do uso de drogas em seres humanos, o professor de Columbia veio ao evento do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) para abordar como a criminalização do uso de drogas ajuda a marginalizar ainda mais os usuários. O próprio Hart já foi um usuário de entorpecentes.A situação que envolveu o professor de Columbia irritou o professor da USP Sérgio Salomão Shecaira, presidente da organização do seminário. “É bom para mostrar como vivemos em um país racista!”, afirmou, revoltado com a situação. Nas redes sociais, foram muitos os brasileiros que procuraram “pedir desculpas” a Hart pelo incidente.Ao Justificando, o Hotel Tivoli Mofarrej negou ter barrado Hart, informando que “constantemente aborda todos os frequentadores para direcioná-los corretamente aos seus destinos”. Em nota, o hotel ainda pontuou que não compactua com qualquer tipo de discriminação e que seus funcionários são treinados.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil