O presidente da banda Olodum, João Jorge Rrodrigues, foi nomeado oficialmente como chefe da Fundação Cultural Palmares nesta terça-feira (21). O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (PT).
O convite foi feito pela ministra da Cultura Margareth Menezes em dezembro. Na ocasião, ela falou sobre a situação da instituição. "A Fundação Palmares foi completamente depredada – fisicamente e também na sua estrutura interna"
Leia também:
João Jorge é advogado, produtor cultural, além de ser um dos fundadores e presidente do Olodum, é também Mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). Ele também foi integrante do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), até 2016, quando o colegiado foi extinto.
A Fundação Cultural Palmares foi fundada em 1988 como o primeiro órgão federal criado para promover, preservar e disseminar a cultura afro-brasileira. Por mais de três décadas, esteve vinculada ao Ministério da Cultura, mas com a extinção da pasta, em 2019, foi subordinada ao Ministério do Turismo. Com a recriação do Ministério da Cultura, a Fundação volta a seu ministério original.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!