CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Personagem 'Africano' do Pânico na Band gera revolta e denúncia

Interprete do personagem, Eduardo Sterblitch pediu desculpas pela "ignorância" e disse que caso "sirva de exemplo"

foto autor

11/08/2015 às 11:23 • Atualizada em 29/08/2022 às 23:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Um personagem do programa Pânico na Band, identificado como Africano, gerou revolta nas redes sociais e virou uma denúncia à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. Interpretado por Eduardo Sterblitch, o personagem faz parte do quadro “Pânico Chef”, paródia do reallity show de culinária “Master Chef”.
Interprete do personagem, Eduardo Sterblitch pediu desculpas nas redes sociais. Foto: divulgação / Pânico na Band
O ator, que é branco, se pinta de preto (blackface) e usa roupa de malha preta cobrindo todo o corpo. O personagem emite sons indecifráveis em alto volume, movimenta-se como macaco e bebe água direto da torneira. Também aproveita para satirizar práticas de limpeza do corpo e da alma com galhos verde e faz danças semelhantes à cultura africana e indígena. A Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, ligada ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pediu ao governo federal que tome providências contra o quadro considerado racista. “A depreciação da imagem do africano e afro-brasileiro está intimamente ligada a um processo de dominação e opressão, a partir do simbólico e da manutenção dos privilégios de uma elite branca e racista. Também é importante destacar que o direito à liberdade de expressão não está acima de nenhum outro direito, sobretudo os direitos humanos e o respeito à dignidade humana”, escreveu, em seu blog, Juninho Palmarino, jornalista e militante do movimento negro no Círculo Palmarino. Em sua página no Facebook, o ator Eduardo Sterblitch pediu desculpas e disse que, ao menos, situação pode servir de exemplo. “Não sou Racista! E também estou chorando… A quem deixei triste ou pior, peço desculpas por minha IGNORÂNCIA! Que, pelo menos, eu sirva de exemplo! Para que isso não aconteça mais”, escreveu.
Site senegalês SeneWeb questionou se o Brasil é um país racista. Foto reprodução
Em nota, o programa afirmou que o personagem não vai mais aparecer na atração. O caso repercutiu também nos jornais africanos. No domingo (9), o site senegalês SeneWeb publicou uma matéria questionando se o país é racista, junto com um vídeo do personagem: “O Brasil é um país racista? Vejam como eles riem dos africanos!”.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil