Yesterday, de Beatles, Bem Maior, da banda Roupa Nova, a música sertaneja Telefone Mudo, do Trio Parada Dura e uma composição própria. Estas foram algumas canções tocadas no violão pelo catarinense Anthony Kulkamp Dias enquanto era submetido a uma cirurgia no cérebro. A operação foi feita na última quinta-feira (28), em Tubarão, no Sul do estado.
A medida inusitada é para garantir que nenhuma das funções necessárias, como fala e coordenação motora, seja afetada durante o procedimento. Em entrevista ao G1 Santa Catarina, o anestesista Jean Abreu Machado explica que, geralmente, neurocirurgias são realizadas com o paciente sob anestesia geral e ausência de dor, mas quando o tumor está próximo a áreas como a da fala e movimentação, há risco de perda das funções, caso elas sejam lesadas durante o procedimento. Por isso, é importante manter o paciente acordado.Anthony descobriu um tumor cerebral 15 dias depois do nascimento do filho, Emanuel. “Estava conversando com um tio e não consegui falar o nome do meu carro, travou. E na mesma semana eu tinha gaguejado. Fomos ao médico e descobrimos”, conta em entrevista ao portal. Bancário, Anthony tocou profissionalmente durante 20 anos e agora vê a música como um hobby.
Anthony alertava os médicos, durante a cirurgia, quando sentia dormência (Foto: Hospital Nª Sª da Conceição/Divulgação) |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade