Os órgãos responsáveis pelo sistema hidroelétrico se posicionaram sobre o apagão que atingiu os estados do Norte, Nordeste e Sudeste nesta terça-feira (15). O primeiro foi o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A entidade explicou que a falta de energia começou às 08h31, com abertura das interligações Norte / Sudeste.
"Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."
Leia também:
A entidade atualiza a recomposição simultaneamente através deste link. Veja o que disse as outras entidades sobre o apagão:
O que diz a Neoenergia?
A Neoenergia informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Veja também
- Apagão na Bahia gera memes na web; confira
- Queda de luz na Bahia foi ocasionada por ocorrência grande porte
- Metrô tem funcionamento afetado após falta de energia na Bahia
- Apagão deixa baianos sem energia elétrica e internet nesta terça (15)
O que diz a ANEEL?
As informações iniciais sobre a ocorrência citada podem ser verificadas com o Operador Nacional do Sistema (ONS). Segue nota do ONS: "Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."
O que diz MME?
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Veja também
- Órgãos nacionais explicam apagão no Norte, Nordeste e em estados do Sudeste
- Hospitais estaduais realizam apenas serviços essenciais após apagão na Bahia
- Aeroporto de Salvador opera com equipamentos essenciais após apagão
- Com trens parados, pessoas caminham nos trilhos do metrô após apagão
- ONS confirma apagão no Nordeste, Norte e estados do Sudeste
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!