Na última terça-feira (12), uma variante do Sars-Cov-2 teve a origem identificada no Amazonas, a partir de quatro turistas brasileiros que foram para o Japão. A Fiocruz Amazonas constatou que a cepa é a evolução de uma linhagem que circularia no estado brasileiro desde abril de 2020. As informações são do jornal Metrópoles.
Ainda de acordo com o estudo, a mutação, chamada de B.1.1.28, seria recente, “provavelmente ocorrido entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021”. Essa nova cepa teria sofrido dez mutações na proteína spike, que facilita a entrada do vírus no corpo humano, além de um "número incomum de alterações genéticas". Ela teria um padrão semelhante ao das mutações encontradas no Reino Unido e na África do Sul.
Apesar da situação caótica da covid-19 no estado amazonense, onde profissionais de Manaus relataram até a falta de oxigênio nos leitos, essa não seria causada só pela mutação.
“Considero que a situação é multifatorial. Temos o início da temporada de vírus respiratório na Amazônia, que historicamente acontece em meados de novembro em diante. É o que chamamos de inverno amazônico, quando outros vírus respiratórios como a influenza também aumentam”, diz Felipe Naveca, vice-diretor de Pesquisa da Fiocruz, segundo o Metrópoles.
Ele também atribui o alto número de disseminação do vírus ao descumprimento de regras de isolamento social. “Um fato importante é que nem o vírus mutante nem o original conseguem atravessar a máscara, não resistem à lavagem das mãos com água e sabão ou com álcool em gel e a transmissão também é evitada com o distanciamento social”, explicou.
Veja também:
Leia também:

Fechamento de fábrica
Ford é condenada a pagar R$ 30 milhões por danos morais coletivos

Viagem perigosa
Perigo: urubu se choca com avião e fica pendurado na cabine do piloto

'Doente'
Simone Mendes atualiza estado de saúde da filha após internação

Afastada da Globo
Ana Maria Braga atualiza estado de saúde após repetir teste de Covid

AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade
