O ritmo de uma população nas grandes cidades do Brasil e do mundo é frenético: deslocamento em automóveis, alta produção de indústrias, acúmulo de lixo, grandes construções, desmatamento... Todo este comportamento do ser humano impacta diretamente na natureza e os frutos são colhidos por nós depois.
No dia 16 de março é marcado pela data nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas e foi criada em 2011 justamente para chamar a atenção para as mudanças e desequilíbrios do clima global, resultado das ações desenfradas dos seres humanos.
Inversos mais rigorosos, dias cada vez mais quentes, ciclones e secas mais prolongadas são alguns 'sintomas' de que algo está errado com o clima global.
Em entrevista à revista Casa e Jardim, Marcus Nakagawa, professor da ESPM e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Ambiental, explicou que, na medida que as pessoas tomam consciência no dia a dia que precisam cuidar do meio ambiente, mais elas conseguem fazer mudanças na rotina para serem mais sustentáveis.
"As mudanças climáticas já estão nos afetando, alterando as chuvas, as secas, os mares e outros processos do ecossistema. E isso afeta as plantações, os alimentos e a energia, que no Brasil é baseada em hidroelétricas".
Os desequilíbrios no clima são provenientes diretamente da ação humana indevida que vão desde a opção por energias fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) ao desmatamento e às queimadas. Isso faz com que gases do efeito estufa sejam liberados na atmosfera;
"Com o aquecimento e o degelo das calotas polares muitas propriedades e espaços no litoral podem sofrer com o avanço das águas. A ocorrência de eventos extremos como furacões, inundações, tempestades, secas e incêndios podem arrasar muitos bairros e cidades", explicou o professor.
As consequências são graves diante de tantos anos de comportamento exploratório do ser humano diante da natureza, mas ainda há tempo para mudar os hábitos. Confira abaixo algumas dicas de como deixar o seu dia a dia mais sustentável:
- Diminuir o consumo de carne
- Procurar outras opções pra deslocamento como transporte público e bicicleta
- Procurar fazer reciclagem com lixo produzido em casa
- Trocar lâmpadas amarelas pro florescentes
- Ter um consumo consciência de água
- Procurar comprar e consumir produtos biodegradáveis
- Procurar conscientizar as pessoas sobre a situação do planeta
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!