O movimento liderado pela TIM para estimular o desenvolvimento de carreira e a empregabilidade feminina oferece cursos e mais de 50 vagas em áreas de tecnologia. O objetivo é fomentar a presença de mais mulheres em áreas de tecnologia, já que no Brasil, elas representam apenas 20% da força de trabalho em TIC e no mundo, apenas 25%.
Atualmente, 60 empresas participam do projeto, que tem o aplicativo Mulheres Positivas como principal plataforma digital. A Google Cloud é uma das companhias que aderiu recentemente ao movimento e acaba de disponibilizar no app uma série de workshops chamada "Conceitos básicos de computação em nuvem", com conteúdos produzidos inteiramente por mulheres.
Leia também:
Criado pela empresária Fabi Saad, o app Mulheres Positivas oferece – além das vagas – cursos de capacitação desenvolvidos pelas empresas parceiras. O download e o acesso a esses conteúdos são gratuitos e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir pacote de dados.
Pesquisa confirma desigualdade no mercado de TI
Pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads com a participação de mais de 80 mil clientes da operadora mostra que 45% das entrevistadas acreditam que a predominância de homens desencoraja a entrada de mulheres na área.
O machismo foi apontado como principal barreira, sendo mencionado por 19% das mulheres. Também foram citados preferência das empresas por homens (17%), falta de estímulo (14%), remuneração menor do que os homens (11%), e dentre outros. De toda forma, 48% das participantes acham que a entrada de mulheres no mercado de TI está aumentando. Quando questionadas sobre ações para ampliar essa representatividade, 21% afirmam que as empresas devem priorizar a contratação de mulheres.
Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Especial Publicitário
Especial Publicitário
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!