A morte de um homem de 41 anos no Brasil, vítima de varíola dos macacos, á primeira fora da África, segundo dados do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Publicado nesta sexta-feira (25), o documento compila dados gerais dos casos e de mortes notificados até 22 de julho. Ao longo da semana, não foram registrado mortes na Europa ou em outros países.
Leia também:
A morte ocorrida em Minas Gerais é considerada a sexta no mundo desde que o atual surto foi verificado. Antes do óbito brasileiro, outros três foram registrados na Nigéria e dois na República da África Central.
Morte de paciente brasileiro
O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado em Uberlândia, Minas Gerais, na quinta-feira (28) e é referente a um paciente homem com baixa imunidade.
Até esta quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal:
- São Paulo (744)
- Rio de Janeiro (117)
- Minas Gerais (44)
- Paraná (19)
- Distrito Federal (15)
- Goiás (13)
- Bahia (5)
- Ceará (4)
- Santa Catarina (4)
- Rio Grande do Sul (3)
- Pernambuco (3)
- Rio Grande do Norte (2)
- Espírito Santo (2)
- Tocantins (1)
- Mato Grosso do Sul (1)
- Acre (1)
Na Bahia, todos confirmados são residentes de Salvador. O primeiro registro da doença no estado foi no dia 13 de junho, o segundo em 14 de junho e o terceiro no dia 20. Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento, são adotadas pelos órgãos de saúde.
Leia mais sobre Brasil em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!