O Ministério da Cidadania afirmou que até a última sexta-feira (12), 39.517 pessoas que não tinham direito ao auxílio emergencial devolveram o dinheiro aos cofres públicos. De acordo com o site Extra, essas devoluções foram feitas através de Guias de Recolhimento da União (GRUs), que são emitidas pelo site.
Conforme ainda o ministério, do total de pessoas que devolveram o dinheiro, 23.643 são militares que não podiam receber o pagamento. Considerando apenas os integrantes das Forças Armadas, as restituições somaram R$ 15,2 milhões.
O site foi criado para a devolução do dinheiro, depois de o Ministério da Defesa admitir que 73.242 militares tinham recebido a primeira parcela do benefício. Segundo a Defesa, os que não devolverem os recursos espontaneamente terão os valores descontados dos contracheques.
O portal criado pelo governo permite que qualquer pessoa que tenha recebido alguma parcela fora dos critérios estabelecidos faça a devolução.
Como fazer a devolução
Para solicitar a devolução de valores pagos fora dos critérios estabelecidos na lei, a pessoa precisa acessar o site e inserir o CPF do beneficiário.
Depois de preenchidas as informações, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), e o cidadão poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil, como a internet e os terminais de autoatendimento, além dos guichês de caixa das agências.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!