A Acadêmicos da Grande Rio se tornou a campeã do carnaval carioca pela primeira vez na história. Com enredo "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu", que retratou Exu, entidade de religiões africanas, a escola chegou ao 1º lugar após conquistar 269.9 pontos durante as apurações nesta terça-feira (26).
A escola bateu na trave e ficou em segundo lugar por diversos anos: 2020, 2010, 2007 e 2006. Rainha de bateria da Grande Rio, Paolla Oliveira celebrou a conquista do grupo através de um post no Instagram: "Laroyê, Exu!!! Viva a Grande Rio. Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022".
Leia também:
"O enredo tem um conjunto de importâncias, A principal delas é desconstruir os estereótipos negativos que foram atribuídos devido a esse processo de racismo religioso à divindade Exu, que é uma divindade múltipla e viva. Mas foi incorporada por todos na Avenida", disse Leonardo Bora, um dos carnavalescos da Grande Rio.
Esse é o clima na Sapucaí depois da nota 10 do título inédito da Grande Rio #Globeleza pic.twitter.com/p4QLHVj70R
— Matheus Rodrigues (@92mrodrigues) April 26, 2022
Beija Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Portela e Acadêmicos do Salgueiro ficaram em 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugar respectivamente. A São Clemente, que homenageou o humorista Paulo Gustavo, ficou em último lugar e foi rebaixada para a Série Ouro.
Leia mais sobre Brasil no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!