icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Saúde

Espírito Santo proíbe turistas em ilhas de Vitória após casos de gripe aviária

Estado confirmou 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade

foto autor

Redação iBahia com Agência Brasil

08/06/2023 às 16:14 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Espírito Santo proíbe turistas em ilhas de Vitória após casos de gripe aviária
Foto: Reprodução / Canva

O governo do Espírito Santo proibiu, por tempo indeterminado, o acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais ilhas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, após o registro de casos de gripe aviária no estado.

A portaria conjunta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi publicada nesta quinta-feira (8) em edição extra do Diário Oficial do estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O Arquipélago das Três Ilhas é formado por cinco ilhas: Quitongo, Cambaião, Guanchumbas, Leste-Oeste e Guararema. Nas demais áreas da APA estão as ilhas Francisco Vaz, Toaninha e Alacaeira.

O Espírito Santo é o estado brasileiro com o maior número de casos de gripe aviária no país, com 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados.

No país, ao todo, 30 focos em aves silvestres já foram confirmados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

A maioria é em aves das espécies Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando) e Thalasseus maximus (trinta-réis-real).

O Ministério da Agricultura e Pecuária disponibilizou um painel para consulta de casos confirmados, descartados e em investigação. A plataforma pode ser consultada por qualquer pessoa e será atualizada duas vezes ao dia, às 13h e às 19h.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia com Agência Brasil

AUTOR

Redação iBahia com Agência Brasil

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil