O ex-deputado federal David Miranda morreu na manhã desta terça-feira (9), no Rio de Janeiro. O falecimento foi confirmado pelo marido dele, o jornalista Glenn Greenwald.
O ex-político estava internado desde o dia 6 de agosto, em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Leia também:
David Miranda foi internado após sentir fortes dores na região do abdome. O diagnóstico apontou um quadro de infecção gastrointestinal e uma série de complicações tornaram tudo ainda mais delicado.
Um mês após a internação de David, Glenn se pronunciou por meio das redes sociais. "Hoje se completam 4 semanas de internação do David na UTI. Ainda está em estado grave, mas estável. Essa estabilidade é vital — encorajante — porque dá ao corpo o tempo necessário para se recuperar. Estamos mais esperançosos do que nunca em sua recuperação completa", publicou.
Ainda segundo Glenn, a infecção comprometeu vários órgãos como o pâncreas, fígado e pulmões, o que tornou o estado do político ainda mais delicado.
Retirada de candidatura
No total, David permaneceu 9 meses na UTI e chegou a ter a candidatura retirada um mês após a internação, já que ele. até então, estava candidato à reeleição.
A Justiça Eleitoral homologou a renúncia na quinta-feira, 22 de setembro. Em despacho assinado pelo desembargador Tiago Santos, o TRE-RJ confirmou que o pedido foi feito por Glenn.
De acordo com o tribunal, ele afirmou que o deputado está inconscientes e respirando com ajuda de aparelhos.
"Em sua manifestação, informa que David Michael dos Santos Miranda se encontra hospitalizado desde o dia 7 de agosto de 2022 e que, em momento posterior ao deferimento do pedido de registro, o seu estado de saúde se agravou, o que, inclusive, o impediu de providenciar a abertura das contas bancárias para a campanha eleitoral", disse o desembargador.
Última atualização
Ao longo dos meses em que David Miranda ficou internado, Glenn Greenwald atualizou o estado de saúde do ex-deputado nas redes sociais.
Em março, ele fez um longo relato sobre a internação do marido e afirmou que ele conseguia se manter “a maior parte do tempo acordado”.
“Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis", disse na época.
"Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer a seus filhos, à família e aos melhores amigos de seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que provavelmente será a última vez”, completou.
Desabafo
Por meio das redes sociais, Glenn Greenwald desabafou sobre a morte do marido e relembrou que ele completaria 38 anos na quarta-feira (10).
"É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu esposo, @DavidMirandaRio. Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos", escreveu.
"A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão em Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, acolheu-o apesar de ter 4 filhos de sua própria e profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida" seguiu.
"David era singular: o homem mais forte, apaixonado e compassivo que já conheci. Ninguém tinha uma palavra ruim para ele. Não consigo descrever a perda e a dor. Farei o possível para honrar seu legado: nossas crianças e nossas ONGs. E eu sei que muitos irão celebrá-lo e seu impacto", finalizou.
David deixou o marido e mais três filhos.
It is with the most profound sadness that I announce the passing away of my husband, @DavidMirandaRio. He would have turned 38 tomorrow.
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
His death, early this morning, came after a 9-month battle in ICU. He died in full peace, surrounded by our children and family and friends. pic.twitter.com/wtRvGyJyGl
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!