Para todo mundo que possui uma conta no Instagram, o procedimento é bem simples: basta clicar no botão "Transmissão ao Vivo" que o usuário pode mostrar o que estiver acotecendo em tempo real em sua vida - seja o que for.
Na noite de terça-feira (2), um adolescente foi apreendido depois de fazer refém o funcionário de uma lanchonete, nas proximidades da Igreja do Bonfim, uma das mais famosas de Salvador, e fazer uma "live" da ação. Ele iniciou a transmissão ao vivo para tentar salvaguardar a própria vida e exigiu a presença da imprensa local.
Leia também:
Ao se deparar com um conteúdo impróprio a exemplo do caso acima, o usuário da rede social pode denunciar a transmissão. O processo é simples, segundo explicação do próprio Instagram:
1. Toque em ao lado de Comentar na parte inferior da transmissão.
2. Toque em Denunciar e siga as instruções na tela.
A rede social também pontua, na sua Central de Ajuda, quais tipos de transmissões ao vivo são recomendáveis a denúncia.
- Autoagressão
- Suicídio
- Abuso físico
- Bullying ou assédio
- Abuso ou negligência de menor
- Ameaças de violência no mundo real
- O que acontece após a denúncia?
Quando você denuncia uma transmissão ao vivo, o Instagram afirma que analisará essa transmissão o mais rapidamente possível e removerá as transmissões que não seguirem as políticas da empresa. "Reconhecemos a importância de responder a denúncias urgentes quando o conteúdo está sendo transmitido ao vivo", diz a rede social.
Depois de enviar uma denúncia, você receberá uma mensagem quando sua denúncia for analisada pelo Instagram. Os criadores de conteúdo que já publicaram algo que foi removido por violar as Diretrizes da Comunidade talvez não consigam iniciar outra transmissão ao vivo no Instagram, diz a plataforma.
Ao denunciar uma transmissão ao vivo, saiba que:
- Sua denúncia é anônima, exceto em caso de denúncias de violação de propriedade intelectual. O criador de conteúdo da transmissão não verá quem o denunciou.
- Talvez você não consiga ver o que acontecerá com a conta que você denunciou.
- É possível que determinemos que a transmissão ao vivo não viola as nossas Diretrizes da Comunidade.
- Dependendo da gravidade da situação, podemos decidir encerrar a transmissão ao vivo, desativar a conta ou entrar em contato com autoridades de aplicação da lei.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!