O dia a dia do cidadão ficou mais fácil com o acesso a documentos digitais. Com o avanço da tecnologia, é possível ter os documentos mais essenciais através de aplicativos no celular, tanto para Android e iPhone (iOS). Isso traz mais praticidade aos usuários, que podem agora dispensar a versão impressa.
Para ter acesso aos documentos digitais, é preciso fazer um preenchimento de dados pessoais, além do envio de fotos do documento físico. Confira cinco documentos digitais para você ter no celular e aprenda a usá-los:
- Carteira de Trabalho
Para ter acesso a carteira digital, basta se cadastrar no site do governo pela própria plataforma e tocar nos ícones disponíveis na parte de baixo da tela.
Desde 2019, a contratação da maior parte dos trabalhadores não precisa ser registrada em meio físico. Ou seja, a CTPS digital tem o mesmo valor da versão impressa, na qual é possível acompanhar o contrato de trabalho e visualizar informações da vida laboral.
- Título de Eleitor
O aplicativo permite emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além de informar os locais de votação, dados do eleitor e número de inscrição.
Para entrar no aplicativo, o usuário deve responder a algumas perguntas pessoais e informar dados como CPF e nome da mãe. O documento substitui a versão física e, por esse motivo, pode ser apresentado em votações eleitorais.
- CNH e CRVL
As versões digitais possuem o mesmo valor legal das respectivas versões impressas. Ao parar em uma blitz, por exemplo, o motorista pode entrar no app e mostrar os documentos, caso não esteja com a versão física em mãos.
- CPF
Para emitir o documento virtual, é preciso validar a biometria digital e fazer uma prova de vida, em que o usuário deve seguir as orientações da tela para o sensor confirmar a identidade.
No entanto, o aplicativo só pode ser usado por quem tem CNH, pois ele utiliza biometria digital para autenticar o cadastro. O CPF digital tem validade legal e serve como um documento de identificação.
- Carteirinha do SUS
É através do aplicativo que é possível emitir o ertificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Após o registro das duas doses feito pelo município na RNDS, o usuário consegue emitir o certificado em PDF. No entanto, antes de tudo, é preciso logar na plataforma usando o login do Gov.br.
Para conseguir o certificado, o usuário deve clicar em "Vacinas" e tocar sobre um qusdro com o nome da vacina em questão. O documento pode ser útil para entrar em estabelecimentos que exigem estar vacinado ou para quem pretende viajar.
Leia mais sobre Brasil em iBahia.com e siga o portal no Google notícias.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!