A empresa Bombril foi acusada de racismo nas redes sociais após relançar uma esponja de aço inox chamada ‘Krespinha’ nesta quarta-feira (17). Os internautas apontaram que o nome do produto é uma associação pejorativa ao cabelo comum entre negros e levantaram a hashtag #BombrilRacista que se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter.
No site da marca, o produto é definido como "perfeita para a limpeza pesada", sendo utilizada para a remoção de sujeiras e gorduras "de um jeito rápido e eficaz, sem esforço". No final da manhã, ele foi retirado do ar.
Leia também:
A esponja foi lançada pela primeira vez em 1952, e na propaganda estampava a imagem de uma menina negra no logo, personificando a esponja na figura da garota e de seu cabelo. No Rio, todos me conhecem. Sou Krespinha a melhor esponja para a limpeza da cozinha. As paulistas também vão me querer bem”, dizia o anúncio antigo.
Veja as reações dos internautas:
A genialidade racista em uma imagem:
— PASSA (@apassarelli) June 17, 2020
- trocar C por K
- "a queridinha do Rio agora em SP"
- a bucha se colocando às ordens
- a personificação da bucha como uma pessoa negra
- a infantilização do cabelo (não é crespa, é "krespinha") pic.twitter.com/nOa36j9OHZ
A “krespinha” não é um produto novo no mercado. Em 1952, uma esponja de nome idêntico era vendida no país e usava o desenho de uma menina negra em seus anúncios. Alheia aos crescentes debates sobre racismo, a @BombrilOficial resolveu relançar o produto, mantendo o nome original. pic.twitter.com/MqJ1b4lEDu
— yasmin santos (@yasminsmp) June 17, 2020
Acabei de tirar esse print do site da @BombrilOficial e estou extremamente ofendida e chateada com isso, é inacreditável que em pleno século 21 ainda de encontre esse tipo de coisa. #bombrilRacista pic.twitter.com/Ai6yqT1L5K
— Preta✨ (@SaraRismo) June 17, 2020
6 da manhã e os racista enrustido tá como?
— Blut (☭ ͜ʖ☭) ????????????????????????????????????????????????????️???? (@LycanBaden) June 17, 2020
#BombrilRacista pic.twitter.com/0mQWBfclkQ
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!