|
O redator-chefe afirmou que a revista simpatiza com a
comunidade gay |
A capa da revista Trip publicada ontem, quarta-feira (19), decidiu subverter a relação de identidade com o seu público alvo: expôs, nas bancas de todo país, a cena entre dois homens gays se beijando. A publicação, voltada principalmente para sufistas heterossexuais, pegou carona na série de mudanças em torno da promoção da cidadania LGBTT para tratar do tema nas sua edição. Em 1990, a revista gay "Sui Generis" havia publicado algo semelhante e foi recolhida imediatamente.
"A condenação radical da homofobia e o esforço para que todos aceitem o amor do outro, seja que tipo de amor for e não só o que foi convencionado como "adequado" -- deveria ser uma preocupação de todos nós", afirmou Lino Bocchini, de 37 anos, redator-chefe da revista, ao
Blogay da Folha de São Paulo. Lino afirma que a revista, ao publicar a foto, se posicionou abertamente contra a homofobia e à favor da punição nos casos de intolerância.
Além disso, essa foi a forma que a publicação encontrou para institucionalizar a simpatia em torno da comunidade gay: "Essa reportagem poderia ser boba, uma vez que há gays entre qualquer classe ou recorte social/profissional/esportivo. Mas sendo a Trip uma revista que tem o surf em seu DNA achamos que valia o destaque (..) Nada mais contundente do que dois surfistas homens se beijando. Aí começamos a convidar alguns surfistas para a foto, até que esse casal bacana, de Florianópolis, topou. O resultado taí pra todo mundo ver e nos deixou bastante felizes", finalizou.