icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Após polêmica, marca de papel higiênico muda slogan de campanha

Marca foi acusada de racismo por usar termo de um movimento negro da década de 60

foto autor

Redação iBahia

24/10/2017 às 17:52 • Atualizada em 29/08/2022 às 4:06 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Após usar a frase #BlackIsBeautiful (preto é bonito, em tradução livre) para promover o primeiro papel higiênico de cor preta no Brasil e ser acusada de racismo, a marca Personal, da fábrica Santher, mudou o slogan da campanha. Na internet, a propaganda, que começou a ser divulgada nesta segunda-feira, recebeu uma enxurrada de críticas por usar o mesmo termo de um movimento negro criado na década de 1960, nos Estados Unidos, por artistas e intelectuais para enaltecer características físicas de negros.

Em comunicado publicado no site oficial, a Santher afirma que "jamais teve qualquer intenção de provocar uma discussão de cunho racial". De acordo com a companhia, o objetivo da campanha era "enfatizar a beleza e a sofisticação da cor preta, considerada ícone de estilo, luxo e refinamento". Ainda na nota, a empresa pediu desculpas a quem se sentiu ofendido com o slogan. "Desta forma, a Companhia vem a público informar que o slogan já foi retirado da campanha, além de apresentar suas desculpas por eventual associação equivocada da frase adotada ao movimento negro, que tanto respeitamos e admiramos".

Foto: Reprodução


Nesta segunda-feira, diversos internautas criticaram o uso da expressão pela marca. "Pessoas morreram para que essa expressão fosse reverenciada até hoje. Pessoas continuam morrendo e essa expressão é mais importante e vital que nunca", disse o escritor Anderson França, contrário à campanha, em publicação feita no Facebook.

No Twitter, internautas também criticaram a ideia. "No close errado de hoje, marca famosa usa o nome de movimento contra o racismo para promover uma marca de papel higiênico", disse um usuário do microblog. "Usar #Blackisbeautiful como slogan pra vender papel higiênico, caras. Como é possível isso? Que coisa horrorosa", disse outro internauta.

A campanha, estrelada pela atriz Marina Ruy Barbosa, foi fotografada por Bob Wolfenson. Em seu Instagram, a artista divulgou o produto, mas sem usar a hashtag alvo de polêmica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Foto: Reprodução
Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil