O apagão registrado na manhã desta terça-feira (15) na Bahia e em outros estados do Norte, Nordeste e Sudeste é considerado o maior do país desde 2009. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
A primeira queda de energia desta terça-feira aconteceu por volta das 08h29. Na sequência, houve uma queda de 25% na carga total do sistema. A recuperação só aconteceu depois das 08h40.
Leia também:
O Ministério de Minas e Energia afirmou que o apagão interrompeu 16 mil MW de carga. O motivo ainda está sendo analisado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Veja também
- Apagão é o maior do país desde 2009; relembre os casos
- Roraima é o único estado do país que não foi afetado pelo apagão
- Apagão em outros estados? Veja impactos da falta de energia no Brasil
Confira abaixo os maiores apagões registrados no Brasil até então
1999
No ano de 1999, cerca de 60% do território nacional ficou sem luz, após uma descarga elétrica atingir uma subestação de uma companhia energética importante no estado de São Paulo.
As regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram afetadas além do Norte do Paraguai, que recebia eletricidade do Brasil. Cerca de 76 milhões de pessoas foram afetadas.
2001
Em 2001, uma falha humana na subestação de Cachoeira Paulista (SP) provocou um blecaute que atingiu o Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais.
Em julho de 2001, o governo de Fernando Henrique Cardoso iniciou um grande programa de investimentos na construção de uma rede de termelétricas, movidas a gás, carvão e óleo combustível e que não dependiam do ciclo das águas.
Embora o custo de energia fosse mais alto do que o das usinas hidrelétricas, essas plantas funcionariam como reserva de complementação do sistema.
2009
O apagão de 2009 foi um dos maiores do século. O problema foi provocado por uma tempestade, que gerou uma falha no sistema de transmissão elétrica da principal usina de energia do país.
A quantidade de energia perdida com o apagão foi de 28 mil megawatts (MW) no Brasil, afetando 18 estados, e de 980 MW no Paraguai. Além da ausência completa de energia elétrica, outras 14 federativas ficaram parcialmente no breu.
Quase 60 milhões de pessoas ficaram sem energia por até seis horas, devido à interrupção de três linhas de alta tensão provenientes de Itaipu, afetadas por problemas na subestação de Itaberá, em São Paulo.
Segundo cálculos da Firjan, só no Rio de Janeiro o apagão deixou prejuízos estimados em R$ 1 bilhão. A interrupção, uma das mais longas já registradas no país, durou de três horas e meia a seis horas.
2011
Cerca de 47,7 milhões de pessoas foram afetadas e cerca de 90% do Nordeste ficaram desprovidos de energia elétrica em 2011. Todos foram efeitos de uma falha na subestação localizada no município de Jatobá, na divisa entre Bahia e Pernambuco.
2012
Em dezembro de 2012, um problema na hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, de propriedade de Furnas, atingiu seis estados.
Só no Rio e em São Paulo, 2,7 milhões de consumidores ficaram sem energia. Dois meses antes, em 25 de outubro, um outro apagão cortou a energia em nove estados do Nordeste e parte da Região Norte por quase três horas.
No dia 3 do mesmo mês, uma falha num transformador em Itaipu afetou cinco etados (Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia) e parte do Centro-Oeste.
2014
O apagão que deixou o Sul, Sudeste, Norte e o Centro-Oeste sem energia por quase duas horas, afetou 12 milhões de pessoas.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!