Todos os dias, na Rua Uruguaiana, no Rio de Janeiro, dezenas de pessoas se reúnem para trocar e vender figurinhas do álbum da Copa do Mundo da Rússia. E o ambulante X vem lucrando — e muito — com o negócio que virou uma febre nacional. Seguindo os passos do pai, que também era comerciante de rua, o rapaz — que prefere não se identificar por não ser um vendedor formalizado — começou a comercializar figurinhas de Copas aos 9 anos. Mas a brincadeira ficou séria quando percebeu que a atividade poderia ser extremamente lucrativa. Este ano, ele montou seu ponto de venda em março, mês de lançamento do álbum do Mundial. Para ter mercadoria suficiente, chegou a vender seu carro — um Corsa Classic 2007 — por R$ 14 mil, investindo todo o valor na compra das figurinhas.
— Já recuperei o dinheiro, comprei uma moto e estou ganhando lucro. Toda Copa eu faço isso, mas é um investimento de risco — avaliou.
A aposentada Edna Cardozo prefere comprar figurinhas para os netos na Uruguaiana a adquirir pacotes nas bancas de jornais. Segundo ela, na compra às cegas, a chance de tirar cromos repetidos é enorme. Mas, comprando exatamente os números de que precisa, ela gasta muito menos. Já o servidor público Alexandre Oliveira prefere trocar em vez de comprar as que faltam:
— Se eu tiver uma repetida, trago para trocar. Se o colega não tiver nenhuma do meu interesse, mas precisar da minha figurinha, eu a repasso gratuitamente. É uma forma de movimentar o mercado, e todo mundo completar o álbum.
A assistente administrativo Andreia Barbosa tomou conhecimento do ponto de trocas de figurinhas por intermédio de uma amiga e ficou surpresa com a quantidade de pessoas reunidas na Uruguaiana durante o almoço, mesmo horário em que o advogado Alexander Sandrini costuma frequentar o local:
— Isso aqui virou uma grande comunidade. Vim oito vezes e, agora, só faltam três figurinhas brilhantes. Mas vou continuar vindo para ajudar os amigos a completarem os álbuns.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!